8 dicas para saber como pedir demissão do trabalho
Ser educado e digno ao pedir demissão pode tornar isso possível. Será preciso refletir se valeria a pena ficar e receber um aumento, melhores benefícios, uma promoção ou outros incentivos. Essa poderia ser uma excelente oportunidade para negociar, então esteja preparado e saiba qual é o seu próprio objetivo.
Muitas vezes, o pedido de demissão é seguido de uma contraproposta por parte do chefe. Aumento de salário, promoção, novos projetos. Esteja aberto para ouvir o que a empresa pode oferecer para evitar a sua saída.
Conte para onde vai e quais pontos influenciaram na avaliação que o levou a pedir demissão. Mas, diz Sueli, caso uma briga com ele, tenha motivado a sua saída, não é hora de “lavar a roupa suja”. “Nesse caso, trate da sua saída e não volte ao tema da briga”, diz.
Pensando nisso, EXAME.com consultou quatro especialistas para saber quais as regras para pedir demissão sem se queimar na empresa, ou seja, como sair e deixar as portas abertas. Confira os 12 tópicos abordados por eles: