1. Motumbá é um pedido de bênçãos entre os nagôs (língua yorubá) a palavra Motumbá, e a resposta é Motumba Axé.
OBS: Embora usada como bênção, "Mo Jubá" é uma forma de cumprimento, de saudação entre as pessoas, significando "meus respeitos". Na nação Fon as bençãos são particularizadas de acordo com o vodum de cada vodunsi, e também de acordo com o vodum do sacerdote.
. Bater a cabeça no Axé, na porta dos quartos de Santo; para o Babá/Iyá, “trocar” à benção com TODOS os seus irmãos, sendo por ordem hierárquica (dos mais velhos aos mais novos), de acordo com a ordem iniciada.
Saudação: Arroboboi, meu Pai! – significa: Senhor da Águas Supremas! Saudação – Arrôboboi!
Mukuiu – é um pedido de bênçãos (para a nação Bantu) a resposta é Mukuiu NZambi (ou seja que Deus te abençoe); Neste mesmo sentido encontraremos entre os nagôs (língua yorubá) a palavra Motumbá, e a resposta é motumba Axé. Para os Jeje o pedido de benção será Kolofé e a resposta Kolofé Olorum.
31 curiosidades que você vai gostar
Bênção, de uma maneira geral, é uma expressão proferida oralmente constituindo de um desejo benigno para uma pessoa, grupo ou mesmo uma instituição, que pressupõe um efeito no mundo espiritual, de modo a afetar o mundo físico, fazendo com que o desejo se cumpra.
Em nosso Nordeste, esse gesto é cercado de significados e tem por finalidade dar sentido divino às nossas ações cotidianas, é muito comum se repetir ao dormir, acordar, sair ou chegar em casa, (re)encontrar pai, mãe, avós, tios, padrinho/madrinha, um padre ou, em alguns casos, outras pessoas idosas.
Tenho para mim que pedir a bênção é cumprir o quarto mandamento da Lei de Deus, como preceitua este versículo do Deuteronômio: “Honra teu pai e tua mãe, como te mandou o Senhor, para que se prolonguem teus dias e prosperes na terra que te deu o Senhor teu Deus”.
Oxum é filha de Iemanjá e Oxalá.
Umbandomblé (traçada)
Casas de Candomblé que se identificaram com o movimento da Umbanda, mais especificamente Candomblé de Caboclo, começaram a adotar em suas práticas, também as giras de Umbanda alternando com o culto do Candomblé em sessões diferentes (dias e horários).
Candomblé Queto (Ketu) ou candomblé de rito nagô é a maior e a mais popular "nação" do candomblé, uma das religiões afro-brasileiras, tendo origens nas tradições dos povos da região de Queto, incluídos entre os iorubás ("nagôs").
Geralmente é assim: – Àgò onílé o! (Licença ao dono da casa!)
O correto é bênção .
O anjo é o amigo de Deus, mas o sacerdote ocupa o seu lugar”. Pedir a benção ao padre, aos pais e padrinhos devia ser uma constante em nossas vidas afinal que abençoa sempre o faz em nome de Deus. A resposta é sempre divina: Deus te abençoe, Deus te faça feliz, Deus te proteja e etc…
Um ato de ternura entre avós e netos, tios e sobrinhos, afilhados e seus padrinhos – pedir a benção era abençoar aquela criança. O costume de pedir a benção veio de Israel, da tradição judaica, passou pela Europa até chegar a nós.
As bênçãos do Senhor serão sempre reconhecidas como divinas e a Ele entregaremos nossa devoção. É assim que encaro este dia tão marcante e representativo da obra e sacrifício de Jesus. Seguirei seus passos e me abrigarei na sua palavra. Por Jesus eu vivo, por Ele eu sou feliz.
Agradeço por tudo, querida madrinha, e retribuo com todo meu amor e respeito por você. Com orgulho e alegria posso dizer que sou madrinha, pois duas pessoas maravilhosas confiaram em mim para que faça parte da vida do tesouro deles. É uma grande responsabilidade, mas também uma felicidade muito especial.
Segundo a mitologia iorubá, Olodumaré, também conhecido como Olorum, é o deus supremo e inacessível. Ele criou o mundo e os orixás para governá-lo e servirem de intermediários entre ele e os humanos. Olodumaré não aceita oferendas, pois como é o criador de tudo tem poder sobre tudo e não há nada que ele não possua.
Então vamos às expressões: Ẹ káàró ou Ẹ ku aro = Bom dia! Ẹ káàsán ou Ẹ ku asán = Boa tarde!
Mojubá é uma saudação em ioruba, língua falada na Nigéria. Mas esta palavra é, também, o nome de uma série com sete documentários, cada um com 30 minutos de duração, sobre as religiões de matriz africana.
Pai de santo, pai de terreiro, babalorixá, babaloxá ou babá é o sacerdote das religiões afro-brasileiras. Seu equivalente feminino é a ialorixá ou mãe de santo.
Euê-ô! (yorubá) – “Salve as folhas!” , ou melhor; “Salve o Senhor das folhas!” Saudação a Ossaim. “Kaô kabecilê!” – Saudação ao Orixá Xangô que significa – venham ver (admirar, saudar) o Rei (Alteza) da Casa.
Se você tem interesse pela Umbanda e pela temática dos orixás já deve ter ouvido alguma saudação às entidades como “Okê Arô”, “Eparrei!” ou “Odoyá”.
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Saudação ao orixá ObáTermo: Akiro Obá Yê!Significado: Eu saúdo o seu conhecimento, Senhora da Terra!Expressão corporal: tocar no chão três vezes com as duas mãos.
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