Importante. O Banco Central (BC) examina se uma nota suspeita é verdadeira ou não. As notas falsas não são trocadas pelo Banco Central ou pelo governo. O dinheiro suspeito pode ser apresentado a uma agência bancária, que se encarregará de encaminhá-lo para análise do BC.
Desamasse o papel e borrife-o com água, chá ou café. Borrife o papel até que ele fique úmido e tenha as cores e a forma desejadas. Note que o resultado vai variar de acordo com o líquido usado. A água não alterará a cor do papel, mas permitirá modificações futuras.
O crime de falsificação tem pena prevista de três a 12 anos de detenção para quem fabrica cédulas falsas. Já quem repassa as notas sabendo que são falsas, mesmo que tenha recebido de boa fé, também pode responder criminalmente e pegar de seis meses a dois anos de prisão.
Posicione o papel sobre a superfície do café e, em seguida, mergulhe-o usando as duas mãos. Caso o café esteja quente ou você não queira sujar as mãos, pincele-o repetidamente até que ele afunde. Deixe o papel de molho por um período de 5 a 10 minutos. Quanto mais tempo deixá-lo de molho, mais escuro ele ficará.
Passe a folha no café forte e agite para retirar todo o excesso do líquido. Aguarde até que o papel seque mais ou menos, e passe novamente pelo líquido, até que a cor atinja a tonalidade desejada. Para obter um visual de papel mais rústico, deixe que a folha seque de maneira reta.
Dados do BC indicam que só no ano passado foram apreendidas mais de 500 mil cédulas falsas no Brasil, gerando um prejuízo de quase 20 milhões de reais. Tudo bem que a tecnologia também nos trouxe máquinas, canetas e outras formas de identificar facilmente as notas falsas.
Ao reconhecer alguma cédula falsificada, o cidadão tem o direito de rejeitá-la. Caso já tenha absorvido a nota, você pode dirigir-se a qualquer agência bancária para solicitar um teste no exemplar, ou simplesmente descartá-la e assumir o prejuízo. E se você sabe de onde esta nota falsificada veio, fique à vontade para contar à polícia.
A instituição pegará os seus dados (nome completo, CPF, telefone e endereço) e encaminhará a nota para uma análise no Banco Central. Caso seja verificado que a nota é verdadeira, você será reembolsado.
A metodologia “Tocar – Observar – Inclinar” é o procedimento adequado e eficaz para o público verificar a presença dos elementos de segurança e determinar a genuinidade da nota. Não obstante, é possível que se depare com notas suspeitas.
Como inserir um arquivo PHP em um HTML?
Como ver o valor da multa de trânsito SP?
Como fazer cálculo de porcentagem de desconto?
Como funciona o pagamento de ITBI?
Como desentupir as glândulas salivares?
Quanto custa para marcar um cavalo?
Qual a dosagem de nimesulida para cães?
Como diminuir a acidez da coalhada seca?
Como desobstruir o ducto lacrimal?
O que fazer quando a CNH está suspensa?
Como massagear a testa para tirar rugas?
Como se faz uma carta de defesa para o INSS?
Como saber o valor da carta Pokémon?
Como recuperar pé de maracujá?