Filho de cidadão italiano menor de 18 anos não precisa aguardar anos nas filas dos Consulados Italianos para obter o reconhecimento da cidadania italiana. Neste caso, o genitor italiano deve somente comunicar o nascimento da criança ao Consulado Italiano e enviar a certidão de nascimento.
É necessário somente uma comunicação ao Consulado Italiano, em que os pais estão registrados, para que seja feita uma atualização do cadastro AIRE, enviando a certidão de nascimento do filho. Para informações de como proceder, consulte o site do consulado que atende a sua região.
Os cidadãos brasileiros podem ter uma segunda nacionalidade, portanto a dupla cidadania é um procedimento permitido pela Constituição Brasileira. Portanto, o primeiro passo é descobrir se você tem um ascendente que nasceu na Itália.
O valor gasto é basicamente a taxa consular de 300 € para cada pessoa maior de idade, convertendo na atual cotação (03/2021) R$ 2.130. Depois de finalizado o procedimento da cidadania, é necessário a emissão do passaporte italiano (caso o requerente opte por fazê-lo).
Cônjuges (esposa e marido) de cidadãos italianos têm direito a tirar a cidadania italiana por casamento. A solicitação poderá ser feita pelo Brasil ou pela Itália. O processo pelo Brasil só poderá ser iniciado quando o casal completar 3 anos de matrimônio, ou 1 ano e 6 meses no caso de haver filhos do casal.
Caso o cidadão mude de estado ou país, será necessário, então, realizar uma nova inscrição no consulado italiano responsável por este novo endereço. A maioria dos consulados italianos disponibiliza, como alternativa, um sistema on-line chamado Fast It para realizar a atualização do endereço e nova inscrição.
Como se inscrever no AIRE A inscrição no AIRE é um procedimento gratuito, feito pelo próprio interessado pelo registro on-line Fast It, disponibilizado no site da autoridade consular de jurisdição. É preciso anexar um comprovante de residência recente (validade máxima de 3 meses) em seu próprio nome.
“Pode reconhecer a cidadania italiana quem possuir um ascendente italiano na família e comprovar por meio das certidões de nascimento, casamento e óbito a transmissão do sangue. Não existe limite de geração e não é exigido o conhecimento do idioma italiano.”
São apenas 5 passos que te separam do reconhecimento da sua cidadania italiana.
Nesse artigo vou mostrar como funciona a cidadania italiana para filhos de italianos, descubra tudo sobre o processo. Os descendentes diretos de italianos, ou seja, os brasileiros que são filhos de italianos, têm direito à dupla cidadania, se preencherem os pré-requisitos.
Os custos para obter a cidadania italiana para filhos menores são mais baixos do que os do processo para maiores de idade. Nesse caso, os custos são apenas os relativos à tradução juramentada dos documentos e ao apostilamento dos mesmos. O valor total irá variar de acordo com as taxas cobradas em cada cartório.
Filhos adotados depois dos 18 anos podem obter a cidadania italiana por naturalização. Neste caso deverão ter cinco anos de residência legal na Itália, depois da adoção. “O processo de cidadania italiana pode ser requisitado no Brasil ou diretamente na Itália. As diferenças principais são o tempo...
Filhos adotados por um cidadão italiano podem obter a cidadania italiana. No entanto, se faz distinção entre menores e maiores de 18 anos. Quando o filho é adotado antes dos 18 anos é considerado um cidadão italiano por sangue.
Como o esporte pode contribuir para uma sociedade mais justa?
Para que serve o banho só Deus pode comigo?
Qual foi a primeira Escola de Serviço Social da América Latina?
O que é uma tabela de frequência simples?
Qual a música nova de Roberto Carlos 2021?
Qual a expectativa de vida do brasileiro que nasceu em 1960 e em 2015?
Qual é o menor país do mundo localizado na Europa?
Quando retorna o rodízio em SP 2022?
Quais os benefícios do formol no cabelo?
O que o lauril pode causar na pele?
O que Albert Einstein falou sobre as abelhas?
Quem compra pirataria é crime?
Para que serve e como tomar ibuprofeno?
Qual o melhor amigo do Kakashi?
Qual é o significado do provérbio águas passadas não movem moinhos?
Qual a importância de ter uma crença religiosa?