Pessoas com necessidade de agradar podem se tornar inseguras, depressivas, ansiosas, ter baixa autoestima e não terem condições de decidir por si, precisando sempre da opinião do outro.
Agradar aos outros pode parecer uma atitude positiva, mas é impossível agradar a todos e a si ao mesmo tempo. Cada um tem seus gostos, vivências e desejos diferentes uns dos outros, então, sempre que você agrada a uns, está desagradando a outros ou a si mesmo.
As pessoas muito preocupadas em agradar os outros estão sempre em busca de elogios. Na maior parte dos casos, isso decorre de uma baixa autoestima. A aprovação dos outros faz com que a pessoa se sinta querida, valorizada e amada. Ela fica com a sensação de que é importante para os outros, sentindo-se bem com isso.
Dicas para combater a busca incessante pela aprovação
"Não temos que fazer as coisas para agradar à todos. Primeiro porque tudo o que temos à fazer, é fazer a coisa certa. Segundo que, por mais que tentemos agradar à todos jamais conseguiremos." Importe-se com o que julga correto, não existe qualquer maneira de uma única pessoa agradar a todos ....
"Quem quer agradar a todos não agrada a ninguém! É uma frase de Jean Jacques Rousseau, #humildemente acrescento, "Quem quer agradar a todos não agrada a ninguém, nem a si mesma!" Refletindo sobre o assunto, para Sócrates, o importante era ter em mente que todos seus conceitos de vida podem estar errados.
Quem se preocupa em agradar a todos o tempo todo, acaba desagradando a si mesmo. Seja você mesmo, sempre!
Eu acho que veracidade e sinceridade são elementos essenciais na vida social de uma pessoa.. mas as vezes, para "protejer" alguém de uma verdade muito cruel pode ser tanto uma atitude boa quanto uma péssima... isso vai depender principalmente das suas bases morais e de como a outra pessoa pode reagir...
Se você ainda quer agradar a todos, convido-lhe a tentar viver por si só por algum tempo. Dê-se um mês de liberdade. Afaste-se de tudo que você não gosta. Deixe de lado o que for cômodo, pare de seguir instruções e viva por você mesmo. Você descobrirá uma sensação de plenitude e nunca mais irá querer abandoná-la.
Quando deixei de agradar aos outros também me afastei de relações que eram destrutivas pra mim. Essas que nos ferem com palavras de propósito ou que nunca estão ao nosso lado quando precisamos. Essas pessoas me faziam sentir insegura, e não as quero mais por perto.
Pessoas com necessidade de agradar podem se tornar inseguras, depressivas, ansiosas, ter baixa autoestima e não terem condições de decidir por si, precisando sempre da opinião do outro. Às vezes é preciso fazer o que não se gosta em benefício do grupo, mas ninguém deve se tornar escravo desse comportamento.
Se você quer agradar alguém, agrade a si mesmo. Agradar os outros pode ser bom nos momentos certos, mas quando é demais, você pode não ter o retorno que esperava deles. Por isso, agrade a si mesmo primeiro. Na hora da escolha, confie em seus instintos e em si mesmo. Não deixe que os outros escolham por você.
Quanto tempo demora resgate Tesouro IPCA?
Quem morreu em novembro de 2018?
Como uma startup vira unicórnio?
Que benefícios à agricultura urbana pode trazer para as pessoas e para o meio ambiente?
Como monitorar o WhatsApp do seu filho?
Quem pode ter acesso a inventário?
Qual a relação entre pH e alcalinidade?
Qual a durabilidade da madeira Cambará?
Qual foi a atriz do SBT que morreu?
O que significa as dez pragas do Egito?
Qual a numeração do Banco Next?