Processos espinhosos: localizar o espaço intervertebral de L4-L5, deve-se mover os dedos em direção ascendente; Espinha ilíaca póstero-superior: repousam abaixo das depressões circulares encontradas acima das nádegas; Tuberosidade Isquiática: para este o paciente deve deitar-se em DL, fletindo o quadril.
As vértebras torácicas são 12 (T1 a T12), se iniciam logo após terminar as cervicais, e vão até um pouco abaixo do diafragma. As vértebras lombares são 5 (L1 a L5), se iniciam logo após terminas as vértebras torácicas e vão até a pelve. A L5 é a ultima vértebra antes da fusão sacrococcígea, facilmente palpável.
Para se palpar o músculo é necessário colocar os dedos acima da crista ilíaca posterior, ao nível do quadril (anca).
Técnica: com o paciente sentado e sua cabeça em posição neutra, o terapeuta deverá posicionar seu dedo indicador sobre o processo espinhoso mais proeminente da coluna cervical (C7), e seu dedo médio da mesma mão, sobre o processo espinhoso da vertebra subjacente.
O examinador irá traçar uma linha imaginária das cristas ilíacas em direção ao sulco formado pela coluna lombar. Em seguida, poderá palpar com seu dedo sensitivo o processo espinhoso de L3 ou L4. A partir desse ponto, o examinador poderá localizar os demais processos espinhosos.
Localizada na parte inferior da coluna, a região lombar é formada por vértebras (os ossos que compõem a coluna) que conectam o tórax, a cintura e as pernas. Essa estrutura permite que você faça a maioria dos movimentos, além de garantir que possa ficar em pé, levantar e andar.
Músculo quadrado lombar | |
---|---|
Origem | Crista ilíaca e ligamento iliolombar |
Inserção | 12ª costela e processo transverso da vértebra lombar |
Vascularização | Artérias lombares, Ramo lombar da artéria iliolombar |
Inervação | Nervo subcostal e do primeiro ao quarto dos nervos lombares |
Anatomia dos músculos do core lombares Quando falamos sobre os músculos do core da região lombar, temos que os mais importantes são: transverso espinhal, eretor da espinha, quadrado do lombo e latíssimo do dorso.
Primeiramente localizar o ângulo superior da escápula, e traçar uma linha imaginária para a coluna; Processo espinhoso de T7 ou T8 - Paciente em posição ortoestática, e examinador atrás. Localizar o ângulo inferior da escápula e traçar uma linha imaginária até a coluna torácica.
O que é uma estrutura de repetição determinada?
Como colocar o google maps offline?
Qual o valor da multa da DIRF 2020?
Como fazer cabelo de progressiva crescer?
Quais os tipos de ações penais explique?
Onde protocolar recurso de multa?
Qual o título da cantiga da barata?
Quais são os principais equipamentos de segurança EPI's )?
Quanto tempo o dinheiro do seguro desemprego fica na conta?
O que Significa Miriam na bíblia?
Quais as categorias de boxe e suas principais características?
Qual o prazo para ocorrer a prescrição intercorrente?
Como aquecer o banheiro para tomar banho no inverno?
Como se escreve o número 250 por extenso?
Como os primeiros escravos chegaram ao Brasil?