Diferentemente das bactérias que podem ser combatidas por uma gama enorme de antibióticos, os vírus têm tratamento mais limitado. Os antivirais são indicados somente para casos mais graves -como em alguns casos mais severos de catapora, herpes e hepatites.
Os vírus sofrem mutações à medida que se replicam, processo que requer cópia da informação genética. Nesse processo, podem ocorrer mutações no material genético.
Os vírus são seres muito simples e pequenos (medem menos de 0,2 µm), formados basicamente por uma cápsula proteica envolvendo o material genético, que, dependendo do tipo de vírus, pode ser o DNA, RNA ou os dois juntos (citomegalovírus).
Os vírus parasitam todos os tipos de células conhecidos: procariotos, tais como arqueias e bactérias (estes recebem o nome de bacteriófagos) e eucariotos como fungos, microalgas, plantas e animais.
Por ser um vírus de RNA, é menos estável e está sujeito a mais mutações do que os vírus de DNA. Estes geralmente têm longos genomas e moléculas que fazem a correção em caso de erro no código genético durante a replicação.
Eles podem apresentar algumas mudanças na sua função por meio de um processo conhecido como recombinação, em que segmentos de um genoma viral são unidos a outro pela enzima que realiza a cópia viral.
Isso dificulta o seu combate e compromete a eficiência de várias vacinas, que são preparadas para combater tipos específicos de microorganismo. A capacidade de sofrer mutações genéticas é uma das características que os vírus têm em comum com os seres vivos.
Quando sofremos algum tipo de invasão por vírus, as proteínas desses seres - "estranhas" ao nosso organismo - são "detectadas" por certas células do corpo. Essas células fazem parte do sistema imunitário, que é o sistema de defesa do corpo, e passam então a produzir substâncias que combatem o vírus invasor: os anticorpos.
Os vírus são formados por DNA e/ou RNA e uma estrutura proteica que os envolve chamada de capsídeo. Os vírus são parasitas intracelulares obrigatórios, ou seja, são obrigados a entrar em células e usar o metabolismo delas para se replicar, alguns podem até integrar fragmentos de seu DNA ao DNA de seu hospedeiro, ...
Vírus e a saúde. A palavra vírus tem origem latina e significa "veneno". Provavelmente esse nome foi dado devido às viroses, que são doenças causadas por vírus. O nosso corpo tem defesas naturais, como os anticorpos, que são proteínas produzidas por células especiais do sangue contra agentes causadores de doenças.
Quais são as espécies de família reconhecidas expressamente pela Constituição Federal de 1988?
Como saber o resultado da matrícula DF?
Quando pode ocorrer um despejo?
Quais as fases da lesão medular?
Quais são os impostos diretos e indiretos?
O que não pode faltar na festa de Cosme e Damião?
O que é fone de ouvido Lightning?
Foi antecipado o feriado de 9 de julho?
Quanto de vitamina D por dia mcg?
Pode colocar caldo de carne na ração do cachorro?
Qual foi o primeiro filme de desenho animado do mundo?
Por que Emma e Andrew terminaram?
Quantos brasileiros vivem hoje na França?
Quanto tempo leva para o organismo absorver o remédio?
Quais são os elementos radioativos e como são suas aplicações na medicina?