Todos os seres vivos relacionam-se uns com outros, tanto da mesma espécie (relações intraespecíficas) quanto de espécies distintas (relações interespecíficas). Essas relações podem ser harmônicas, quando não há prejuízo para nenhum dos indivíduos envolvidos, ou desarmônicas, quando pelo menos um se prejudica.
A Ecologia é a área da Biologia responsável por estudar as relações que seres vivos estabelecem entre si e com o meio em que vivem. Ecologia é um termo derivado do grego que é formado pela junção das palavras “oikos”, que significa casa, e “logos”, que significa estudo.
Essas relações ecológicas são muito importantes, pois garantem a sobrevivência dos diferentes seres vivos e ajudam no combate da densidade populacional, de modo que favorecem o equilíbrio ecológico.
Relações ecológicas são as interações que acontecem entre os seres vivos, as quais podem ocorrer entre indivíduos de uma mesma espécies (relações intraespecíficas) ou indivíduos de espécies diferentes (relações interespecíficas). Elas também podem ser harmônicas ou desarmônicas.
A palavra ecologia é derivada do grego oikos, que significa casa; e logia vem de logos, que quer dizer estudo. Portanto, ecologia nada mais é do que o estudo das conexões entre seres vivos e os ambientes onde vivem.
Os seres humanos só conseguem sobreviver graças à natureza. Afinal, usamos os animais e plantas para nos alimentar, água para beber e tomar banho, e muitos outros recursos que nem percebemos.
Importância de estudar ecologia A ecologia é uma ciência complexa e ampla que nos permite entender o funcionamento do planeta. Ao compreender como os organismos vivem e se relacionam, é possível criar medidas de preservação de espécies e prever os impactos negativos que uma determinada ação humana pode gerar.
Os seres vivos e os elementos não vivos compõem o ambiente . Os seres vivos são aqueles que nascem, crescem, se reproduzem e morrem, como os animais e as plantas. Os elementos não vivos são aqueles inanimados, que não possuem vida, mas que também são da natureza, como o ar, a água, o solo e as pedras.
Todos os seres vivos relacionam-se uns com outros, tanto da mesma espécie (relações intraespecíficas) quanto de espécies distintas (relações interespecíficas). Essas relações podem ser harmônicas, quando não há prejuízo para nenhum dos indivíduos envolvidos, ou desarmônicas, quando pelo menos um se prejudica.
→ Comensalismo: relação na qual apenas uma espécie beneficia-se, mas sem causar prejuízos à outra. Exemplo: o peixe-piloto prende-se ao tubarão para se alimentar dos restos de comida dele e também se locomover com maior agilidade. → Amensalismo: uma espécie inibe o desenvolvimento de outra.
Em ecologia, os níveis de organização tratados são: organismo, populações, comunidades, ecossistemas e biosfera. Organismo: é um indivíduo de uma determinada espécie. População: é um termo usado para referir-se a indivíduos de uma mesma espécie, que vivem num determinado local e num determinado tempo.
Na ecologia, um organismo não será analisado em todos esses níveis, sendo alguns deles exclusivos de outras áreas da biologia. Em ecologia, os níveis de organização tratados são: organismo, populações, comunidades, ecossistemas e biosfera. Organismo: é um indivíduo de uma determinada espécie.
Quais são as chances de cura de câncer no fígado?
Por que o gerúndio na oração hoje eu não vou estar fazendo a charge pode ser considerado gerundismo?
O que é chamada VoLTE no celular?
Quando o ego dele é alto demais?
Qual o valor do IPVA do Gol g6 2013?
Quais são as operadoras de celular nos Estados Unidos?
Qual é o maior estádio do mundo?
Quais desodorantes que não contém alumínio?
Tem raposa-vermelha no Brasil?
Como fazer o meu celular Motorola de roteador?
Porque a Arábia Saudita é tão rica?
Qual a origem da palavra cidade?
Como ativar o cheats do Minecraft?
Qual foi o principal foco da Revolução Farroupilha do Rio Grande do Sul?
Quais cartões de débito o PayPal aceita?