O rio possui um papel fundamental na vida dos ribeirinhos. É através dele que são estabelecidas as ligações entre as localidades com a utilização de jangadas e barcos como o único meio de transporte. O rio é sua rua.
Estes vivem com as condições oferecidas pela própria natureza, adaptando-se aos períodos das chuvas. Tendo a pesca artesanal como principal atividade de sobrevivência, mas cultivam também pequenos roçados para subsistência (consumo próprio) e também podem praticar atividades extrativistas.
Os ribeirinhos habitam as margens dos rios, igarapés, igapós e lagos da floresta, absorvendo a variação sazonal das águas como uma característica fundamental na constituição de sua rotina de vida e trabalho.
Suas moradias são construídas utilizando a madeira como principal alternativa de construção. A grande maioria das casas são palafitas, construídas alguns metros acima do nível do rio para evitar que sejam invadidas pelas águas durante as enchentes.
A população ribeirinha vive as margens dos rios, em casas de palafitas e encaram dificuldades com a falta de tratamento do esgoto, insalubridade da água e doenças (leptospirose, hepatite, dengue e febre amarela) em razão do esgoto a céu, além do assoreamento dos rios que dificulta no transporte e o trabalho com a pesca ...
Ribeirinhos transformam riquezas da Amazônia de maneira sustentável | Natureza | G1. Árvores, sementes, raízes e frutos viram perfumes e produtos de beleza. Atividade melhora a renda das famílias e ajuda a preservar a floresta.
Povos ribeirinhos ou ribeirinhas são aqueles que residem nas proximidades dos rios e têm a pesca artesanal como principal atividade de sobrevivência. Cultivam pequenos roçados para consumo próprio e também podem praticar atividades extrativistas e de subsistência. As populações tradicionais, entre elas os ribeirinhos, ...
As populações ribeirinhas, são povos que vivem nas beiras dos rios da região Amazônica. Quando moram próximos às cidades, geralmente são extremamente pobres e sofrem com as poluições dos rios (esgoto) assoreamentos e a erosão.
A plantação de milho e mandioca, a produção de farinha e a coleta da castanha e do açaí também ocupam lugar de destaque nas atividades agrícolas das comunidades ribeirinhas.
Além das populações nativas, somam-se a esta categoria descendentes de migrantes do Nordeste do país. Por residirem em um ambiente onde a força da natureza se faz presente, os ribeirinhos aprenderam a viver em um meio repleto de limitações e desafios impostos pelo rio e pela floresta.
Quais são os vulcões do Brasil?
Como disfarçar cicatriz com corretivo?
Qual a importância do café descafeinado?
Quais foram as três linhas temáticas da poesia romântica no Brasil?
Qual o melhor número de repetições para hipertrofia?
Porque os gregos se reuniam para participar de competições esportivas?
Quais são os benefícios do Hydra gloss?
Onde as bactérias podem ser encontradas Cite exemplos de doenças causadas por bactérias?
Quais as PRINCIPaIs funções dos agregados na construção civil?
Porque minha filha range os dentes?
Quais são os requisitos da relação de trabalho?
Qual a personalidade de um esquizofrênico?
Quem é o gestor do PIS COFINS?
Quais são os tipos de unitização?