Observaram que todas as estrelas giram em torno de um ponto fixo no céu e consideraram esse ponto como uma das extremidades do eixo de rotação da esfera celeste. ... As constelações são grupos aparentes de estrelas. Os antigos babilônios, gregos, os chineses e egípcios antes deles, já tinham dividido o céu em constelações.
Desde a antiguidade, o céu vem sendo usado como mapa, calendário e relógio. Os registros astronômicos mais antigos datam de aproximadamente 3000 a.C. e se devem aos chineses, babilônios, assírios e egípcios. ... Vários séculos antes de Cristo, os chineses sabiam a duração do ano e usavam um calendário de 365 dias.
Resposta: Os povos do passado observavam e estudavam os astros no céu com a finalidade de separação do céu em menores porções que colaboram para o estudo. Também são fonte de mitos e histórias típicas de cada cultura. Além disso, eram usadas para definição de épocas de plantio, caça e pesca.
Os povos antigos usavam as constelações para se Orientarem, para sabe para onde ir, era como um mapa para eles.
A astronomia foi importante para os povos da antiguidade, pois é fonte de mitos e histórias típicas de cada cultura. Além disso, são usadas para definição de épocas de plantio, caça e pesca. O conhecimento da astronomia contribuiu para a separação do céu em menores porções que colaboram para o estudo.
Muitas civilizações antigas tratavam os astros como divindades. O estudo dos movimentos dos planetas e estrelas permitia aos povos antigos a distinção entre épocas de plantio e colheita, por exemplo.
Idade Antiga ou Antiguidade, na periodização das épocas históricas da humanidade, é o período que se estende desde a invenção da escrita (de 4 000 a.C. a 3 500 a.C.) até a queda do Império Romano do Ocidente ( 476 d.C. ).
O Antigo Egito (atual República Árabe do Egito ), atravessado pelo rio Nilo, com 6 500 km e 6 cataratas, limitado por dois desertos ( Deserto da Líbia e Deserto da Arábia ), localizava-se no nordeste da África. Ao norte, o mar Mediterrâneo facilitava a viagem por mar e a atividade comercial com as demais civilizações.
Foi com eles que os antigos astrônomos conseguiram olhar e procurar entender o mundo em que viviam. Nada além do cérebro e dos olhos foi necessário para que as estrelas fossem classificadas em constelações, as quais eram consideradas, indevidamente, como imutáveis com o passar do tempo.