Quando um óxido básico reage com água, sempre há a formação de uma base inorgânica, que contém o cátion formado pelo metal do óxido e o ânion hidróxido (OH). Sempre que um óxido básico reage com um ácido inorgânico (ou orgânico), ocorre a formação de um sal e de água.
Segundo Arrhenius, as bases são substâncias que, quando dissolvidas em água, sofrem o fenômeno da dissociação, no qual ocorre a liberação de cátions e ânions. Isso acontece porque elas são iônicas, isto é, apresentam íons na sua constituição.
Os óxidos ácidos reagem com a água, formando ácidos; e com soluções básicas, formando sal e água. O tetróxido de dinitrogênio é um óxido ácido que é usado na composição de combustíveis para foguetes. Os óxidos ácidos são aqueles óxidos que ao reagirem com a água produzem um ácido como produto.
Os óxidos, compostos formados por dois elementos (binários), em que o oxigênio é o mais eletronegativo, podem ser classificados em óxidos básicos. Um óxido básico é aquele que ao reagir com água gera uma base, ou, ao reagir com um ácido, produz sal e água. Exemplos: Na2O, K2O, CaO, MgO.
O sal formado nessa reação apresenta o metal do óxido básico e o ânion SO3-2 (formado quando o óxido ácido em questão reage com a água). Na equação acima, temos a formação do hidróxido de sódio. O sal formado apresenta o metal da base (Na+1) e o ânion Br-, que é formado quando o óxido em questão reage com a água.
Quando um óxido básico reage com um ácido inorgânico, sempre ocorre a formação de um sal inorgânico e água (H2O). O sal é composto pelo metal presente no óxido e pelo ânion presente no ácido, como podemos observar nos exemplos a seguir: 1º Exemplo: reação entre o óxido de sódio e o ácido clorídrico.
Por outro lado, os óxidos ácidos reagem com a água, originando um ácido, e com bases, originando sal e água como produtos. O CaO (óxido de cálcio) é um exemplo de óxido básico, que é conhecido como cal viva, cal virgem ou simplesmente cal. Misturado com a água, ele forma a cal hidratada que é usada para pinturas de caiação.
Neste experimento, essa diferença poderá ser vista bem claramente. Os óxidos são compostos binários, ou seja, que possuem somente dois elementos químicos, sendo que o mais eletronegativo entre eles é o oxigênio. Os óxidos podem ser classificados em diversos tipos de acordo com o seu comportamento na presença de água.
Podem ser formados por praticamente todos os elementos que reagem com o oxigênio. Exceto, os compostos e , que não são considerados como óxidos, devido ao átomo de flúor ser mais eletronegativo do que o átomo de oxigênio.
Reações químicas com óxidos são processos químicos que ocorrem quando substâncias desse grupo de substâncias inorgânicas reagem com água (H 2 O), base ligada a um metal ou amônio e ácido ligado a um ânion qualquer.
Qual é a função principal da ideologia?
Para que o sobrenome é importante?
O que o ensino Mão na Massa valoriza?
Qual a família da palavra expor?
Qual o melhor cardio para fazer?
Qual o peixe mais resistente ao frio?
Pode tomar espironolactona e hidroclorotiazida?
Quais as principais formas de violência sofrida pelos jovens brasileiros na atualidade?
O que é um professor habilitado?
Quem protege os animais no Brasil?
Quanto custa um café na Espanha?
Pode sair alguma coisa boa de Nazaré?
Qual objetivo do vôlei sentado?
Como armazenar telhas de amianto?
Qual a equação mais difícil da física?
Quais são os formatos e tamanhos dos tambores?