Onde nasce: o sangue é produzido na medula óssea dos ossos chatos, vértebras, costelas, quadril, crânio e esterno. Nas crianças, também os ossos longos, como o fêmur, produzem sangue. As plaquetas são células que participam do processo de coagulação.
A medula óssea mantém-se em atividade intensa e ininterrupta para produzir células sanguíneas e para isso depende de abundante e contínuo suprimento de substâncias. Para elaborar novos glóbulos vermelhos ela aproveita restos de glóbulos vermelhos envelhecidos e destruídos, ferro contido na hemoglobina é reaproveitado.
Os ossos produzem novas células sanguíneas (glóbulos vermelhos, brancos e plaquetas) na medula óssea. Os ossos proveem ao corpo um local para armazenar minerais como cálcio e fósforo.
No interior da medula óssea, as células tronco se desenvolvem em novas células sanguíneas. Durante este processo, as células tornam-se linfócitos ou outras células formadoras de sangue, que são tipos de células mieloides. As células mieloides podem se transformar em glóbulos vermelhos, glóbulos brancos ou plaquetas.
Os leucócitos, muito conhecidos como glóbulos brancos, são células arredondadas e nucleadas. São produzidos na medula óssea e na maioria das vezes são bem maiores do que as hemácias.
A medula óssea é responsável pela produção de células sanguíneas. A medula óssea atua na produção dos componentes figurados do sangue — hemácias, leucócitos e megacariócitos, células cujos fragmentos constituem as plaquetas.
Com o desenvolvimento dos ossos, a medula vai sendo substituída por uma estrutura com maior quantidade de gordura, a chamada medula óssea amarela, que não é capaz de produzir células sanguíneas. É por esse motivo que, em adultos, não são todos os ossos que produzem componentes do sangue.
A velocidade da produção das células sanguíneas é controlada em função das necessidades do corpo. As células sanguíneas normais duram um tempo limitado (que pode ser de poucas horas a poucos dias, no caso dos glóbulos brancos, até 10 dias para as plaquetas e até 120 dias para os glóbulos vermelhos) e devem ser constantemente substituídas.
O plasma é basicamente formado pela água que a gente bebe. Ela entra na corrente sanguínea pelo intestino, que têm paredes com membranas permeáveis e cercadas de finos vasos de sangue Célula-tronco escondida dentro dos ossos se transforma em glóbulos ou plaquetas 1. A medula óssea, como o nome sugere, fica dentro dos ossos.
Como exemplo desses ossos, podemos citar as vértebras, costelas, ossos do quadril, crânio e externo. Em crianças até aproximadamente os cinco anos de idade, a produção de sangue é feita em praticamente todos os ossos. Durante a gestação, a produção de sangue ocorre também no saco vitelínico, baço e fígado. No interior dos ossos, encontramos ...
Como gerar boleto Banese Card?
Como fazer a individualização no sefip?
Como pegar o QR Code do Instagram?
Qual é a temperatura ideal para chocar ovos de pato?
Como gerar a primeira parcela do parcelamento do FGTS MP 927?
Como conseguir ovo de 10km Pokémon Go?
Como gerar PDF do Google Forms?
Como regular a pressão do pulverizador?
Como salvar PDF colorido AutoCAD?
Como regular a pressão do aparelho CPAP?
Como gerar arquivo Gia domínio?