O mecanismo de ação dos organofosforados se dá principalmente pela inibição enzimática. Os principais alvos de sua atuação tóxica entre as enzimas esterases são a acetilcolinesterase (AChE), nas sinapses químicas e nas membranas dos eritrócitos, e a butirilcolinesterase (BChE) no plasma.
ex., salivação, lacrimejamento, urina, diarreia, vômitos, broncorreia, broncospasmo, bradicardia, miose) e alguns sintomas nicotínicos incluindo fasciculações —musculares e fraqueza. Neuropatia pode se desenvolver dias ou semanas após a exposição.
Os organofosforados podem apresentar manifestações nicotínicas, tais como tremores, fraqueza, cansaço respiratório, taquicardia e hipertensão; manifestações muscarínicas, por exemplo, sudorese, miose, lacrimejamento, sialorreia pieira, broncorreia, hipotensão e arritmias cardíacas e manifestações no Sistema Nervoso ...
A intoxicação associa-se a alterações do sensório, efeitos muscarínicos graves e fraqueza muscular secundária à dessensibilização dos receptores na junção neuromuscular. Os agrotóxicos Page 14 ORGANOFOSFORADOS e os CARBAMATOS são exemplos de substâncias inibidoras da acetilcolinesterase.
No hospital, se for confirmada a intoxicação por chumbinho, a equipe médica poderá fazer uma lavagem gástrica, usar soro para eliminar o veneno do corpo mais rápido, e remédios contra hemorragia, convulsões e carvão ativado para evitar a absorção das substâncias tóxicas que ainda estão no estômago.
Quadro clínico grave, caracterizado por miose, hipotensão, arritmias cardíacas, insuficiência respiratória, edema agudo de pulmão, pneumonite química, convulsões, alterações da consciência, choque, coma, podendo evoluir para óbito.
Portanto, quando inibida a acetilcolinesterase é impedida de hidrolisar a acetilcolina, e dessa forma o neurotransmissor permanece ativo por um tempo maior na fenda sináptica, tal mecanismo melhora a transmissão colinérgica.
Vômito, náusea, salivação, miose e fasciculação são valiosos indicadores para o diagnóstico da intoxicação por organofosforado e carbamato. Estes sinais foram observados na maioria dos pacientes intoxicados, e a freqüência deles depende, em grande parte, da intensidade da exposição(7).
A intoxicação pode ocorrer por exposição ocupacional ou acidental, ingestão deliberada ou pelo uso de armas químicas com gases neurotóxicos. A apresentação é altamente variável em razão das diferenças de dose, toxicidade do agente e tipo de exposição.
INTOXICAÇÕES EXÓGENAS AGUDAS POR CARBAMATOS, ORGANOFOSFORADOS, COMPOSTOS BIPIRIDÍLICOS E PIRETRÓIDES Coordenador Dr. Luiz Querino de Araújo Caldas CENTRO DE CONTROLE DE INTOXICAÇÕES HOSPITAL UNIVERSITÁRIO ANTÔNIO PEDRO UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE http://www.uff.br/ccin/ 2. Toxicocinética
Tais exames específicos devem ser solicitados sempre que possível, porém, deve-se levar em consideração variações individuais e fisiológicas, podendo haver falsos positivos e negativos. Ver Quadro IX. 4. Tratamento O tratamento das intoxicações agudas pode ser dividido em medidas gerais e medidas específicas.
O termo intoxicação por organofosforados só se aplica aos organofosforados que inibem a acetilcolinesterase. Este tópico aborda a intoxicação por pesticidas. NB is an author of a number of references cited in this topic.
O que fazer para comemorar o Dia do Índio?
Quantos são os Cavaleiros de Prata?
Quando a chama da vela fica azul?
Como fazer para mostrar as fotos em miniatura?
Onde está escrito na Bíblia pedi pedi Dar-se-vos-á?
Qual é a função dos receptores sensoriais?
Quais os cinco instrumentos de avaliação da personalidade?
Quanto tempo o verniz geral demora pra secar?
Quanto ganha um doutorado em contabilidade?
O que é metalinguagem no cinema?
Em que tipo de célula a mitose ocorre?
Como saber se um curso de Pós-graduação é reconhecido?
Como saber a localização de um celular pelo WhatsApp?
São causas excludentes de ilicitude a prescrição e o estado de necessidade?
É perigoso ser perita criminal?
Quais são os diferentes níveis de uma organização diferencie os?
Que horas o metabolismo es mas rápido?