Os indígenas participaram da resistência à ditadura. Eles também foram massacrados, manipulados e perderam terras e direitos. De acordo com o coordenador da Comissão Nacional da Verdade (CNV), Pedro Dallari, o relatório que vai ser divulgado no próximo dia 10 vai ter um capítulo específico sobre essa questão.
Fugas individuais e coletivas, organização de quilombos, revoltas, irmandades religiosas, ex-escravos que se tornaram defensores jurídicos de escravos e libertos ou militantes da causa abolicionista.
O resultado apresentado pelo procurador em seu Relatório é estarrecedor: matanças de tribos inteiras, torturas e toda sorte de crueldades foram cometidas contra indígenas no país, principalmente pelos grandes proprietários de terras e por agentes do Estado. ...
"Além de perseguidos, muitos ativistas foram presos, outros perderam seus empregos por frequentar as reuniões do movimento negro. Também houve uma perseguição psicológica", lembra. Confira a reportagem completa publicada pelo UOL sobre repressão aos negros no regime militar.
O movimento negro começou a surgir no Brasil durante o período da escravidão. Para defender-se das violências e injustiças praticadas pelos senhores, os negros escravizados se uniram para buscar formas de resistência.
O Movimento Negro não escapou da perseguição da ditadura, por conta das suas manifestações de cunho racial. Os militares conseguiram distorcer o mito da democracia racial a seu favor e tacharam os militantes de impatrióticos, racistas e imitadores dos ativistas norte-americanos (que lutavam pelos direitos civis).
Como em qualquer ditadura, a que imperou no Brasil criava, por meio de controle midiático, propagandista e repressor, a impressão de normalidade: para grande parte da população, os anos ditatoriais eram os de milagre econômico, construções faraônicas e um Estado férreo moral e politicamente.
O papel do movimento estudantil na resistência à ditadura. Nas décadas de 19, o movimento estudantil brasileiro foi importante foco de resistência e mobilização social à ditadura civil-militar. ... durante um protesto, o que causou comoção popular e marcou o início de intensas mobilizações contra o regime.
O acervo também complementa como a ditadura influenciava em áreas como educação e saúde, desfazendo mitos sobre o florescimento econômico e social da época. Durante o período militar, a homossexualidade era considerada uma patologia, figurando entre as doenças da Organização Mundial de Saúde (OMS) – retirada que só aconteceu em 1990.
Onde se encontram os lipídios?
Como cadastrar chip da Claro por SMS?
Qual tom de rosa combina com dourado?
Como converter máquina VMware para Hyper-v?
Quais palavras não precisa de acento?
Quantos comprimidos de fluconazol devo tomar?
Qual os benefícios da massagem com bambu?
Qual a melhor pedra para afastar inveja?
O que significa uma procuração particular?
Qual a importância do ciclo do oxigénio para os seres vivos?
Qual o tempo de incubação da COVID-19?
O que é medido com um multímetro?
Como comer saudável em viagens?
Tem que lavar o cabelo antes de pintar?
O que são os cargos comissionados?
Quais são os 10 tipos de advérbios?