Os jogos matemáticos desenvolvem o raciocínio lógico das crianças e suas habilidades; levam-nas a conceberem a matemática como uma disciplina prazerosa e proporcionam a criação de vínculos positivos na relação professor-aluno e aluno-aluno.
Os jogos didáticos, se planejados adequadamente, são ricos recursos, para construção e ampliação do conhecimento matemático. São rudimentos estimuladores do desenvolvimento, do raciocínio lógico, bem como da organização, da atenção e desconcentração.
Os jogos, no ensino da matemática, proporcionam a sensação de prazer e bem estar, devolvem o gosto pelos números, deixando a criança livre para se expressar, não tendo medo de errar e expor as suas opiniões. ... Além disso, os conceitos matemáticos podem ser trabalhados e construídos de forma prazerosa.
A utilização dos jogos matemáticos na sala de aula favorece o desenvolvimento e a aprendizagem da criança, pois através dos jogos,a criança obtém atenção, concentração, memorização e compreensão do conteúdo.
Os jogos didáticos têm grande importância no desenvolvimento cognitivo dos alunos, pois atuam no processo de apropriação do conhecimento, permitindo o desenvolvimento de competências, o desenvolvimento espontâneo e criativo, além de estimular capacidades de comunicação e expressão, no âmbito das relações interpessoais, ...
O material concreto desenvolve o raciocínio do aluno estimulando o pensamento lógico matemático, na construção de esquemas conceituais dando contornos e significados. È por meio dessas interações com o meio físico e social, que a criança constrói seu conhecimento.
FARIAS, Mirian Zuqueto. Os jogos e sua contribuição na aprendizagem da matemática. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 04, Ed. 06, Vol. 05, pp. 82-95. Junho de 2019. ISSN: 2448-0959 1. INTRODUÇÃO 2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 3. AS CONCEPÇÕES DE PIAGET E VYGOTSKY NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA 4. CONSIDERAÇÕES FINAIS 5.
Para que o trabalho com jogos matemáticos na escola possa se constituir como base para uma boa relação com o conhecimento, é preciso ter em mente que: "O jogo é, por natureza, uma atividade autotélica, ou seja, que não apresenta qualquer finalidade ou objetivo fora ou para além de si mesmo.
O presente trabalho, trata sobre as contribuições dos jogos matemáticos na aprendizagem dos educandos do 6º ano do Fundamental II, numa perspectiva de contribuir no aperfeiçoamento das práticas pedagógicas nas aulas de matemática.
A contribuição dos jogos para a aprendizagem Trabalhar com jogos nas aulas de Matemática é uma das situações didáticas que contribuem para a criação de contextos significativos de aprendizagem para os alunos.
Qual os sintomas da primeira menstruação?
Como é chamado o whisky com gelo?
Como saber qual molécula tem maior momento dipolar?
Como se chama a estação espacial russa desativada em 2001?
Como saber se o vinho é bom pela garrafa?
Qual o nome atual da cidade de Stalingrado?
Quais os elementos que compõem o quadrado do fogo?
Quanto tempo dura uma cirurgia de mamoplastia redutora?
Qual é a capital do estado de Washington?
Quais jogos dá pra jogar na Alexa?
Quanto custa uma faculdade de Direito nos Estados Unidos?
Como se chama a barra que deve ser superada pelo atleta no salto com vara?
Qual o nome da esposa do Zé Neto?