Mas os videogames não auxiliam apenas na fuga, eles também incentivam a resolução dos problemas que nos corroem no mundo real. Essa é a conclusão de outro estudo de uma universidade norte-americana, que buscou compreender como os jogos eletrônicos podem colaborar no combate a depressão infantil.
Para muito além da distração, já é comprovado por pesquisas que os jogos ativam áreas de bem-estar no cérebro e ainda ajudam no desenvolvimento de determinadas funções com benefícios para o raciocínio, convívio social e até para as emoções.
Os jogos eletrônicos podem influenciar tanto positivamente como negativamente seus usuários. Positivamente porque desenvolve várias habilidades em seus jogadores, como a concentração, a lógica, o aumento do raciocínio, além de se tornar uma ferramenta auxiliar ao processo de ensino aprendizagem.
Os jogos propiciam o desenvolvimento de habilidades como atenção, memória, concentração, agilidade e criatividade, dentre outras. Os jogos eletrônicos, uma vez que ocupam lugar privilegiado na preferência das crianças e adolescentes, não podem ser ignorados no ambiente escolar.
Confira os benefícios de utilizar jogos eletrônicos em sala de aula e veja alguns exemplos de games para a educação dos pequenos.
Veja algumas habilidades que podem ser desenvolvidas junto aos games, preste atenção e aprenda a passar para a próxima fase do jogo chamado aprendizado.
Ao mesmo tempo, os jogos favorecem a concentração, a atenção, o engajamento e a imaginação. Como consequência, a criança fica mais calma e aprende a pensar, o que estimula potencialmente a sua inteligência, tanto racional como emocional. Sendo assim, o jogo trabalha muitas potencialidades da criança.
Alguns estudos já comprovaram a eficácia dos jogos de videogame para o aprendizado de crianças e adolescentes. Um deles, desenvolvido pela Universidade de Stanford, mostrou que o uso de jogos pode ser aliado no aprendizado da matemática.
Desenvolvimento da criatividade e aumento de peso estão nas listas das vantagens e desvantagens dos jogos eletrônicos
O jogador comanda as ações por meio de controles, que vão desde simples joysticks, teclados e manches com botões até peças que simulam objetos reais, como instrumentos musicais ou o volante de um carro. No início, os jogos eletrônicos eram bastante simples, com gráficos básicos e sem som.
Com esse sistema, os jogos eletrônicos ganharam popularidade, mas as pessoas ainda queriam imagens e sons melhores. Percebendo o grande interesse do público, muitas outras empresas começaram a desenvolver jogos eletrônicos. Elas melhoraram não só a qualidade do som e das imagens, mas também a tecnologia usada para rodar os games.
Como tratar quem tem vício em jogos eletrônicos? Passar horas sem realizar quaisquer outras atividades além de jogar, deixar de se reunir com os amigos, isolar-se da família e apresentar comportamentos agressivos quando distante dos games podem ser sintomas de um caso de vício em jogos eletrônicos.
Nos jogos eletrônicos, o console (hardware) e o programa de computador (software) trabalham em conjunto para gerar os sons e as imagens. O console fica conectado a controles e a um aparelho de TV. O modelo que aparece nesta foto foi lançado na década de 1980 pela Atari, uma das empresas pioneiras na fabricaçao de videogames.
Como usar regex no JavaScript?
Como saber se o bebê está na posição certa?
Porque uma criança tem epilepsia?
Porque o bebê fica na costela?
Pode usar TROK-N para candidíase?
Como saber quando o app é pago?
Como o storytelling pode ser utilizado no marketing?
Como saber se o bebê está se saciado com o leite materno?
Como saber se o bebê está em salto de desenvolvimento?
O que é bom para infecção urinária em bebê?
Como estimular a audição do bebê?
O que fazer quando o bebê está com mau olhado?