“A apresentação pélvica pode ser completa (quando o bebê fica sentado, como se estivesse com as pernas cruzadas igual 'índio') e incompleta se estiver com uma perna para cima e outra para baixo, ou ainda com as duas para cima, sendo essa última também chamada de cócoras”, esclarece o obstetra.
APRESENTAÇÃO: é a região fetal que se encontra mais próxima da bacia materna (parte do corpo que irá nascer primeiro). Por exemplo, chamamos de APRESENTAÇÃO CEFÁLICA quando o feto está com a cabeça para baixo e APRESENTAÇÃO PÉLVICA quando o feto está com a cabeça para cima e portanto irá nascer de nádegas.
Por volta da 19a semana, ele passa a variar entre três posições: pélvica (quando o bebê fica sentado), córmica (na transversal) e cefálica (de cabeça para baixo). O bebê também pode escolher apenas uma delas e permanecer assim até o final da gestação.
Procurar o hospital adequado Se o seu bebé estiver sentado, procure um hospital ou clínica especializada neste tipo de parto.
A apresentação pélvica é uma variante da situação ou posição longitudinal do feto onde o polo pélvico é o primeiro que se apresenta na bacia materna. A incidência diminui conforme a gravidez evolui até o termo (37 a 42 semanas).
Bebê pélvico durante a gestação, ou bebê “sentado”, é uma das posições possíveis do bebê estar no final da gravidez e ocorre com mais frequência do que imaginamos. Existem outras apresentações possíveis além de cefálica ou pélvica, como podálica e transversa.
Quando o bebê está pélvico com os pés ou os joelhos mais próximos da saída do colo do útero, costuma ser indicada uma cesariana eletiva, pois aumenta o risco de prolapso do cordão umbilical, uma complicação em que uma parte do cordão entra pelo canal vaginal antes do bebê e pode ser pressionado, o que é perigoso.
Experimente a inclinação pélvica ou método de inversão postural. Este é o mais usado para virar bebês no útero. Ele ajuda o feto a encostar o queixo no peito, realizando um movimento conhecido como flexão, o qual é o primeiro passo para ficar na posição correta.
O fato de o bebê estar pélvico dificulta o parto vaginal, por isso muitas vezes se programa uma cesariana. Para mais informações, leia nosso artigo sobre bebês pélvicos antes do parto. A imagem mostra um bebê em apresentação pélvica incompleta, em que apenas uma das pernas está estendida, com um pé perto do rosto.
O que é preciso para ter um bebê Reborn?
Onde se encontra a central da internet?
Como fazer credenciamento na Odontoprev?
Como cultivar maracujá no quintal?
O que causa diminuição no cérebro?
O que tira verruga na virilha?
Quanto ganha um Nutricionista que tem seu próprio consultório?
Como se cadastrar no laboratório GSK?
Como cuidar de uma borboleta quase morta?
Como deixar de ser paranóica e ciumenta?
Como costurar um vestido sem agulha?