Os instrumentos de corda, como o violão, produzem sons a partir da vibração de suas cordas. Quando vibra, a corda desses instrumentos faz com que o cavalete também oscile, fazendo com que seu tampo vibre, produzindo o som audível.
O que diferencia um instrumento de outro são as amplitudes e a duração de cada um dos harmônicos presentes no som resultante; a esse conjunto de características chamamos timbre. ... Quanto maior a amplitude da onda, maior é a quantidade de energia que ela carrega, consequentemente, maior é o seu volume.
O estudioso de organologia procura explorar todas as informações a respeito de determinado instrumento musical, como por exemplo a engenharia e os conceitos empregados no mesmo, não tendo restrição geográfica, histórica, conceitual ou cultural, tratando assim dos mais diversos períodos, mesmo que o objeto de seu estudo ...
Um aerofone ou aerófono é qualquer instrumento musical em que o som é produzido principalmente pela vibração do ar sem a necessidade de membranas ou cordas e sem que a própria vibração do corpo do instrumento influencie significativamente no som produzido.
1 - Instrumentos de cordas pinçadas - violões, guitarra, cavaquinho, bandolim, mandolin, contrabaixo elétrico, viola caipira, banjo brasileiro, banjo norte-americano, e ukulele. 2 - Instrumentos de cordas friccionadas - rabeca, violino, viola erudita, violoncelo e contrabaixo acústico.
São assim a guitarra, o violão, a viola caipira, o violino, a viola, o violoncelo, os baixos e contrabaixos, o cavaquinho, o alaúde, o banjo, o bandolim e muitos outros. Alguns instrumentos tem cordas de tamanhos variados como no caso do banjo de cinco cordas.
A parte principal de um instrumento musical é que o som do instrumento escoa. O instrumentos tem sons diferentes, com isso, mesmo que estejamos fazendo a mesma nota, tem-se que os sons serão distintos.
O que irá realmente diferenciar um instrumento de outro são as amplitudes e durações de cada um dos harmônicos presentes no som resultante, ou imperfeições das ondas sonoras, conjunto de características que é chamado de timbre.
Instrumentos musicais são dispositivos que produzem esse tipo de som. Instrumentos musicais são classificados em três grupos, os instrumentos de cordas, instrumentos de sopor e instrumentos de percussão. Como a física explica o funcionamento desses instrumentos, é que veremos agora.
Se pararmos pra pensar um pouco, podemos enumerar um grande número de instrumentos de corda: violão, violino, piano, harpa, guitarra, contrabaixo, etc. Nesses instrumentos, o som é produzido a partir de cordas, que quando acionadas provocam compressões e rarefações no ar, chamadas ondas sonoras.
Quando fazemos vibrar a corda de um instrumento musical, diversos harmônicos, configurações de ondas estacionárias também chamadas de “ressonâncias”, podem ser formados ao mesmo tempo, que serão sempre múltiplos inteiros da frequência fundamental original.
Instrumentos de sopro: podem ser feitos de madeira, como, por exemplo, a flauta, o clarinete, o saxofone, o fagote e o oboé, embora algumas vezes possuam metal e plástico em sua composição.
Como o vento beneficia o homem?
Como lidar com os problemas da adolescência?
Como o processo Notocordal E a notocorda influenciam o desenvolvimento do tubo neural *?
Qual a idade que a criança começa a descobrir seu corpo?
Qual a relação entre o cigarro e as células da traqueia?
Como ajudar seu filho a lidar com as emoções?
Como aparece no dicionário o verbo vi?
O que fazer quando se tem um pai ignorante?
Como se classifica o verbo dar nesse período?
Como o uso de ferramentas e máquinas podem prejudicar o solo?
Como acabar com a competitividade?
O que caracteriza o ser humano b Como podemos explicar esses casos a partir da definição de cultura?
Como são classificados os óxido?
Como podemos identificar o sujeito dessa oração?
Como prender o cabelo para ficar liso?
Como podemos identificar o tempo e a passagem dele no texto?