Tupã, então, criou a humanidade (de acordo com a maioria dos mitos guaranis, eles foram, naturalmente, a primeira raça criada, com todas as outras civilizações nascidas deles) em uma cerimônia elaborada, formando estátuas de argila do homem e da mulher com uma mistura de vários elementos da natureza.
Estudos demonstram que os tupis teriam habitado originalmente os vales dos rios Madeira e Xingu, que são afluentes da margem meridional do rio Amazonas. Estas tribos, que sempre foram nômades, teriam iniciado uma migração em direção à foz do rio Amazonas e, de lá, pelo litoral para o sul.
Chamado de “O Espírito do Trovão”, Tupã é o grande criador dos céus, da terra e dos mares, assim como do mundo animal e vegetal. Além de ensinar aos homens a agricultura, o artesanato e a caça, concedeu aos pajés o conhecimento das plantas medicinais e dos rituais mágicos de cura.
A cultura tupi-guarani é formada pelas contribuições dos povos indígenas que falam essa língua. Isso se deve ao fato de que o termo tupi-guarani não designa uma nação específica. Pelo contrário, trata-se de uma expressão genérica que contempla um variado grupo de línguas indígenas encontradas na América do Sul.
O que significa a letra i na fórmula da Lei de Ohm?
Como saber o tamanho da minha unha?
Como ficar curado da bronquite?
Como se mede a largura de um cano?
Como calcular a quantidade de azulejos para uma parede?
Qual é o significado conceitual do termo physis?
Como se resolve os polinômios?
Como escrever um mistério policial?
Como é a reprodução do tubarão-branco?
Como fazer um quadro de valor de lugar?
Quais os critérios para solução de conflitos entre dois tratados internacionais?
Como desenvolver um software de controle de estoque?