Os indicadores podem e devem ser amplamente utilizados nos diferentes momentos da formulação de políticas públicas: antes da implementação – no diagnóstico da situação, no subsídio da definição do problema, no desenho de uma política e na fixação das referências que se deseja modificar; durante sua operacionalização – ...
Monitoramento consiste no acompanhamento contínuo, cotidiano, por parte de gestores e gerentes, do desenvolvimento dos programas e políticas em relação a seus objetivos e metas.
O empreendimento de ações e sistemas de avaliação e monitoramento de políticas públicas parte da concepção da necessidade de acompanhamento da implementação de uma determinada política pública, visando identificar em tempo oportuno possíveis desvios na sua execução e possibilidades de ações corretivas, verificação do ...
A avaliação de políticas públicas, executada como um processo sistemático, integrado e institucionalizado, tem como premissa básica verificar a eficiência dos recursos públicos e, quando necessário, identificar possibilidades de aperfeiçoamento da ação estatal, com vistas à melhoria dos processos, dos resultados e da ...
Monitoramento: refere-se ao acompanhamento da política ou programa. Avaliação: tem um caráter mais aprofundado e deve ter uma perspectiva de “correção de rotas” e de aprendizado institucional.
O monitoramento e avaliação de um projeto poderá nos trazer parâmetros que auxiliem futuros projetos e permitam que estes sejam elaborados e executados com menores possibilidades de erros e, portanto, aumentando as chances de atingir os seus propósitos.
É um recurso metodológico que informa algo sobre um aspecto da realidade social, é um instrumento programático operacional para planejamento, execução, monitoramento, avaliação de políticas públicas.
O processo de monitoramento e avaliação constitui um instrumento para assegurar a interação entre o planejamento e a execução, possibilitando a correção de desvios e a retroalimentação permanente de todo o processo de planejamento, de acordo com a experiência vivenciada com a execução do Plano (IBAMA, 2002).
Os indicadores de avaliação de desempenho são análises feitas a partir dos resultados da performance individual e coletiva. Esses indicativos servem para que os gestores ou líderes consigam entender se o comportamento dos colaboradores está condizente com a cultura organizacional .
Esses indicativos servem para que os gestores ou líderes consigam entender se o comportamento dos colaboradores está condizente com a cultura organizacional. Dependendo do resultado da avaliação de desempenho – positivo ou negativo – é possível fazer um planejamento de treinamento comportamental para adequar a postura do restante da equipe.
Quais indicadores devem ser acompanhados? Existem vários indicadores de desempenho que devem ser acompanhados na indústria. Desde questões operacionais até a saúde financeira. A seguir, listamos alguns deles: Esse indicador, como o nome diz, representa a quantidade de horas que foram dedicadas à produção.
Como você pôde perceber, os indicadores de desempenho organizacional podem ser grandes aliados de quem deseja tornar sua empresa mais fluida e livre de gaps. No entanto, para que eles possam ser realmente efetivos é necessário que sejam aplicados de maneira correta.
Como se originou o Alto Egito e o Baixo Egito?
Qual fanfic originou 50 Tons de Cinza?
Quais métodos contraceptivos são eficientes na prevenção de DST?
Como podemos classificar a cidade de Arapiraca?
Em qual missão o jipe lunar foi usado pela primeira vez?
Como lidar com pais separando?
Como os nutrientes são transportados a todas as partes do corpo?
Que funções os glicídios e lipídios desempenham em nosso organismo?
Quais são os nomes dos animais mamíferos?
Como muçulmano se cumprimenta?
Como surgiu a função do secretariado?
Quando surgiu a ideia de direitos humanos como algo extensivo a todos?
Para que serve a maca envelope?
Quando nasceu a história da arte?