Qualquer passo da expressão de um gene pode ser modulada, da transcrição ADN-ARN até à modificação pós-translacional de uma proteína. A regulação genética dá à célula o controle sobre a sua estrutura e função, e é a base da diferenciação celular, da morfogênese e da versatilidade e adaptabilidade de qualquer organismo.
A estrutura de um gene consiste em muitos elementos, dos quais a sequência codificadora costuma ser apenas uma pequena parte. Estes incluem regiões de DNA que não são transcritas, bem como regiões não traduzidas do RNA. Cada gene contém um conjunto particular de sequências reguladoras, necessárias para sua expressão.
A diferenciação ocorre porque cada célula aciona (ou, no jargão dos biólogos, expressa) os genes necessários para se tornar um órgão específico – e desliga os demais. Mas como a célula sabe quais genes deve acionar? A resposta é que ela é instruída por genes de patente mais alta, que traçam o mapa do corpo.
A expressão génica diferencial de conjuntos de genes, em células com o mesmo genótipo, leva à produção de proteínas específicas, características de um estádio particular do desenvolvimento, ou de determinado tipo de célula diferenciada.
Os cromossomos apresentam uma estrutura básica: uma molécula de DNA que apresenta porções enroladas em grãos formados por oito moléculas de uma proteína denominada de histona. Cada grão de histona com DNA enrolado recebe o nome de nucleossomo.
Segmentos não codificadores são muito frequentes no genoma eucariótico. Ao contrário do que ocorre nas bactérias, onde os genes estão mais compactamente organizados. Em eucariotos as distâncias intergênicas são grandes e, dentro dos próprios genes a freqüência de introns é alta.
Separadamente, nucleotídeos são bastante simples, consistindo de três partes diferentes: Base nitrogenada (Adenina, Timina, Guanina ou Citosina) Desoxirribose (um açúcar por cinco carbonos) Um grupamento fosfato.
Um gene é uma sequência ordenada de nucleotídeos localizada em uma posição particular em um cromossomo particular que codifica um produto funcional específico (isto é, uma proteína ou molécula de RNA).
Todas as células de um corpo possuem os mesmos genes, entretanto, em algumas células, um tipo de gene é ativado e outro é desativado, garantindo, assim, a diferenciação das células.
Genes Biologia Os genes são a unidade fundamental da hereditariedade e são constituídos por um segmento de uma molécula de DNA que contém informações sobre ...
(Junho de 2017) Apesar de um produto de um gene poder ser um ARN ou uma proteína, a maioria dos mecanismos conhecidos regula a expressão de genes produtores de proteínas. Qualquer passo da expressão de um gene pode ser modulada, da transcrição ADN-ARN até à modificação pós-translacional de uma proteína.
Os genes estão presentes nos nossos cromossomos, que são cadeias de DNA enroladas associadas a proteínas.
Como se inscrever na Eags 2021?
Como tirar armário colado na parede?
Como fazer a inscrição para o Encceja 2021?
Como ver o extrato no aplicativo do Itaú?
Quando a pessoa sente choque no corpo?
Como tirar o demonstrativo de dívidas e ônus reais Caixa?
Como se inscrever no Ceja Fortaleza?
Como fazer inscrever na Open English?
Quando abrem as inscrições para o IME?
É possível fazer chamada de vídeo pelo WhatsApp no PC?
O que diz a LDB sobre progressão parcial?
Como funciona a produção de um espetáculo musical?
Como funciona portabilidade de salário?
Como pegar a promoção de 1 Real do iFood?
Como é pago a participação nos lucros?