De modo geral, os gatos se cumprimentam esfregando suas carinhas uns nos outros. Entretanto, com os humanos isso fica um tanto quanto complicado, pois somos altos demais para eles. A forma de recompensar a diferença de altura é se apoiarem nas patas posteriores para estarem mais próximos a nós.
O comportamento dos felinos pode ser entendido facilmente através das orelhas. Quando elas estão eretas e viradas para frente, o animal está em estado de atenção. Ao ficar com medo, o pet deixa elas abaixadas. Situações de confiança e agressividade são caracterizadas por orelhas erguidas viradas para trás.
E como é que isto se processa? Estes animais lançam feromonas detetáveis pelo olfato que permitem a um gato saber se o outro é macho ou fêmea, se está agressivo ou calmo, saudável ou doente, etc. É por isso que, quando dois gatos se encontram, cheiram-se logo.
É por meio dos odores que os felinos identificam o que é familiar, seguro e amigável. Um cheiro estranho pode deixar o peludo desconfiado. Por isso, as lambidas podem ser uma forma de o bichano tentar “marcar” o outro pet. Por meio da saliva, ele sabe que ali tem um amigo.
Gatos mais sociais demonstram afeto se esfregando em seus donos ou sentando em seu colo, enquanto gatos mais independentes podem demonstrar afeto apenas por estarem no mesmo cômodo que o dono. Há muita variação em como os gatos demostram comportamentos sociais em relação às pessoas”, disse ela.
A falta de higiene. Outra das coisas que os gatos odeiam é, sem dúvida, a sujeira. Esta é uma das coisas que enlouquecem, irritam e provocam estresse nos felinos, especialmente quando a bagunça e sujeira se encontram no espaço dele, como a caminha dele, a caixa de areia e os recipientes de comida e água.
Os gatos estão sempre aprendendo como se comunicar conosco. Quanto mais se comunicar com o seu, mais rápido ele vai aprender. Use um tom de voz um pouco mais elevado para indicar amizade e um mais grave para descontentamento ou agressividade.
Para a pesquisa, as psicólogas Moriah Galvan e Jennifer Vonk estudaram 12 gatos e seus donos. Elas descobriram que os animais se comportavam de maneiras diferentes quando o dono sorria e quando exibia uma expressão mais triste.
Quando um gato se aproxima de você, é possível que você esteja prestes a viver um momento mágico e sensual ou que você necessita de mais curiosidade e magia em sua vida. Além disso, essa aparição pode ainda representar que você tem um desejo secreto de obter mais liberdade.
Separamos alguns exemplos de postura corporal que os gatos utilizam na comunicação. Esse comportamento é uma das posturas de blefe mais reconhecidas dos gatos. É bastante utilizada para dar uma impressão de maior estatura em um encontro mais hostil. A postura defensiva também indica uma antecipação de confronto.
Quem manda mais coordenador ou supervisor?
Qual a diferença entre as carpas?
O que acontece quando inalamos produtos químicos?
Como ver todas as dívidas no CPF?
Como exportar dados do SQL Server para Excel?
Qual altura do piso com argamassa?
Quais são os prazos processuais na Justiça do Trabalho?
Qual a importância do conhecimento religioso para a sociedade?
Quais são as principais características do reino vegetal?
Como era conhecida a cidade de Nazaré?
Como passar água de arroz na virilha?