Às vezes elas se prendem às folhas com suas mandíbulas e morrem com a trinca intacta. O grupo de fungos que consegue fazer isso pertence ao gênero Ophiocordyceps. Uma vez infectada, a formiga zumbi irá rastejar até um tipo específico de locação determinada pela espécie de fungo que a vitimou.
Fungos Ophiocordyceps camponoti-rufipedis atacam o cérebro de formigas Camponotus rufipes causando paralisações em seu corpo até a morte. Os insetos infectados são chamados de formigas-zumbis por ficarem vagando pela colônia sem conseguir realizar suas tarefas.
A morte da formiga fora do formigueiro é vantajosa para o fungo, pois evita que o comportamento de limpeza das formigas no interior do formigueiro interrompa seu ciclo de vida. Além disso, a formiga é direcionada para um ambiente adequado ao desenvolvimento do fungo.
Parece enredo de filme de ficção científica, mas é vida real. Na natureza, há um grupo de fungos especializado em manipular o cérebro de formigas fazendo-as se comportarem como “zumbis”. São fungos do gênero Ophiocordyceps e essa história de cinema ocorre, normalmente, em cenários de florestas tropicais.
As formigas são contaminadas por esporos do fungo quando descem para a parte de baixo da floresta. Os esporos germinam e penetram no corpo da formiga e infectam o animal por inteiro, afetando seu sistema nervoso central.
De acordo com o tipo de alimentação, os fungos são classificados em: ... Fungos Parasitas: Alimentam-se de substâncias de organismos vivos; Fungos Predadores: Alimentam-se de pequenos animais que capturam.
O Cordyceps é um tipo de fungo utilizado no tratamento de problemas como tosse, bronquite crônica, problemas respiratórios e nos rins.
Na fase terminal da infecção, o comportamento anormal das formigas é o motivo para que sejam chamadas deformigas zumbis. Os cadáveres das formigas permanecem fixos no local e o fungo continua crescendo dentro delas, utilizando-as como fonte de nutrientes e substrato de sustentação.
Quando infectadas por estes fungos, as formigas apresentam alterações de comportamento. As formigas são contaminadas quando entram em contato com os esporos dos fungos, espalhados no ambiente. Após essa contaminação as formigas continuam desenvolvendo suas atividades normalmente.
Outro aspecto importante é que as formigas são induzidas a subir na vegetação, onde morrem. Assim os esporos dos fungos são liberados em uma área maior do que se as formigas morressem no solo, indicando uma adaptação. Há registros da ocorrência dessa interação entre fungos e formigas na Ásia, África, Austrália e Américas.
No mês passado, uma equipe de pesquisadores divulgou uma nova e importante descoberta sobre a origem dos zumbis - nesse caso, formigas que um fungo transforma em zumbis. Às vezes, uma formiga que está cuidando da vida fora do formigueiro, pisa no esporo de um fungo. Ele adere ao corpo da vítima e introduz uma célula fúngica no seu interior.
Como saber o nome de um ácido?
Quais as características do estilo Barroco brasileiro?
Como saber qual é o nome do meu monitor?
Quais os motivos de bloqueio judicial em conta corrente?
Como escreve hiper-hidratação?
Qual é o nome do acento da palavra fôlego?
Como entrar em qualquer roteador?
Como foi criado o giz de cera?
Porque sempre ir para o norte?
Como descobrir o nível trófico?
Como encontrar um médico pelo Cremec?
Qual é a história do gato Tom Cat?
O que é uma ameaça da segurança?