Os fungos, seres micro e macroscópicos, chegam aos alimentos através do ar, da água e da terra.
Na reprodução sexuada ocorre a fusão de duas hifas haploides com formação de zigotos diploides. ... A reprodução assexuada dos fungos pode ocorrer por brotamento, fragmentação do micélio e por esporulação. No brotamento ou gemulação, os brotos se separam da célula original formando cadeias de células.
O correto é jogar o alimento no lixo. Ingerir um alimento com bolor pode causar diarréia, alergias respiratórias e intoxicação alimentar. Fique atento aos sinais, mas não se preocupe, em geral o proprio organismo e o suco gástrico elimina esses fungos que estavam presente nesse alimento.
Essa atitude, aparentemente inofensiva, esconde uma série de riscos. A ingestão de alimento embolorado pode causar diarreia, alergias respiratórias, intoxicação alimentar e até câncer. Afinal, uma das substâncias encontradas em alimentos embolorados é a aflatoxina, potencial causadora de câncer.
Os fungos produzem um aparato de substâncias referidas como metabólitos secundários e, dentre estas substâncias estão às enzimas que auxiliam na decomposição. Quando sapróbios degradam matéria orgânica e muitas vezes aparecem decompondo compostos complexos como, inseticidas, pesticidas, entre outros.
A presença de mofo sugere contaminação não apenas por fungos indesejáveis, mas também por bactérias nocivas, como listeria ou salmonela. Se estiverem mofados, jogue fora.
Bactéria, o fungo, por si só, não causa mal. "Mas alguns tipos produzem micotoxinas (substâncias tóxicas) que causam desde intoxicações alimentares até câncer do sistema hepático", explica.
Como dito, os fungos se diferenciam das plantas, compondo o Reino Fungi, que tem características próprias. Há fungos microscópicos e unicelulares, a exemplo das leveduras. Mas há também organismo pluricelulares que crescem bastante, como os cogumelos.
Pães possuem fungos específicos que ajudam na sua fabricação e decomposição. A levedura é uma forma de fungo utilizada na fabricação de pães. Já o rhizopus stolonifer é a forma de mofo mais conhecida encontrada nos pães em decomposição. Manchas escuras ou linhas brancas são frequentemente sinais do seu crescimento.
Os fungos são formas de vida pouco sofisticadas do Reino Fungi. Eles decompõem matérias mortas, assim como servem de comida e medicamento aos humanos.
Pães caseiros desenvolvem sinais de fungos mais rapidamente do que os comerciais porque não possuem inibidores de crescimento como o propionato de cálcio. Espere o aparecimento de fungos em pães dentro de sete dias - ou no máximo dois dias, dadas as condições favoráveis.
Quem fundou a Igreja Anglicana e por qual motivo?
Quais são os ciclos da vida de uma pessoa?
Quem são os pais do rico da Fazenda?
Qual é o leite vegetal mais gostoso?
Quais são os deveres na união estável?
Quais os direitos do trabalhador com contrato por tempo determinado?
Quais as PMs mais bem pagas do Brasil?
O que é sistema ofensivo e defensivo no futsal?
Quais tipos de exames de sangue que existem?
Como agendar visto no Consulado?
Pode levar Alexa na bagagem de mão?
Como é feito o cálculo de peso da Terra?
Quais são as células responsáveis pela reabsorção óssea?