Difusão passiva Os fármacos se difundem através da membrana celular de uma região de alta concentração (p. ex., líquidos gastrintestinais) para outra de baixa concentração (p. ex., sangue).
Na difusão simples, o fármaco difunde-se na membrana biológica a favor de um gradiente de concentração em virtude da sua solubilidade na bicamada lipídica. É o transporte utilizado pela maioria dos fármacos. Já o transporte mediado por proteínas carreadoras é utilizado por fármacos grandes e polares (hidrofílicos).
A barreira epitelial, como a mucosa gastrintestinal ou túbulo renal, consiste numa camada de células estreitamente unidas umas às outras, de modo que as moléculas devem atravessar pelo menos duas membranas celulares (a interna e a externa) para passar de um lado para outro.
Absorção de Fármacos
Alguns fatores influenciam a absorção, tais como: características físico- quimicas da droga, veículo utilizado na formulação, perfusão sangüínea no local de absorção, área de absorção à qual o fármaco é exposto, via de administração, forma farmacêutica, entre outros.
Conforme comentamos anteriormente, a farmacocinética é, didaticamente, dividida em quatro etapas: absorção, distribuição, biotransformação, biodisponibilidade e excreção.
Confira os tipos de transportes que acontecem pela membrana celular:
O oxigênio e o gás carbônico atravessam a membrana plasmática dessa forma. A osmose nada mais é do que um tipo especial de difusão. Nesse tipo de transporte, o soluto não se move, mas, sim, o solvente, que, nesse caso, é a água. Ela ocorre entre dois meios aquosos que são separados por uma membrana semipermeável.
Os medicamentos só conseguem ultrapassar pela membrana. - Barreiras epiteliais de pele, córnea e bexiga: Tendo células muito unidas, como na mucosa gastrointestinal, a única maneira do medicamento passar é via celular, por difusão de substâncias químicas apolares.
Alguns fatores influenciam a absorção, tais como: características físico- quimicas da droga, veículo utilizado na formulação, perfusão sangüínea no local de absorção, área de absorção à qual o fármaco é exposto, via de administração, forma farmacêutica, entre outros.
Fármacos podem atravessar as membranas celulares por Às vezes, várias proteínas globulares embebidas na matriz funcionam como receptores e auxiliam o transporte de moléculas através de membranas. (Ver também Visão geral da farmacocinética .)
Existem quatro maneiras principais pelas quais as moléculas atravessam as membranas celulares: a)Por difusão através de lipídios; b)Por difusão através de poros aquosos formado por proteínas especiais que atravessam a camada lipídica;
A passagem de substâncias através das membranas celulares envolve vários mecanismos, entre os quais podemos citar: Transporte passivo. Osmose. Difusão simples. Difusão facilitada. Transporte ativo. Bomba de sódio e potássio. Endocitose e exocitose. Pinocitose. Fagocitose
Aquelas que não forem lipossolúveis precisarão de processos especiais para atravessar as membranas biológicas, como por exemplo, canais hidrofílicos funcionais, formados por proteínas das membrans ou por sistemas específicos de transporte. As membranas celulares formam as barreiras entre os compartimentos do corpo.
Como aterrar um terreno encharcado?
Como é a expulsão da placenta?
Qual o objetivo de trabalhar a Semana da Pátria?
Quais as partes que formam um enunciado?
Qual a pistola usada pela Polícia Militar?
Quais os ritos previstos no novo CPC?
Pode morrer de hipertireoidismo?
Como sacar depósito judicial caixa?
Como funciona o caregiver Canadá?
O que simboliza as duas bandeiras do Marabaixo?
Quais piores marcas de suplementos?
Qual é o maior produtor de leite do Brasil?
O que é revogar liberdade provisória?
Quais são os 3 tipos de fornecedores?
O que é uma estrutura organizacional de uma empresa?