Uma possível indicação não literária, mas gráfica, de que as pessoas na Idade Média acreditavam que a Terra (ou quiçá o mundo) era uma esfera era o uso do orbe (globus cruciger) na regalia de muitos reinos e do Sacro Império Romano.
Nos séculos XV e XVI, quando ocorreram as grandes viagens marítimas, os europeus se depararam com realidades que eram bastante estranhas para eles. O oceano era um lugar onde reinava o imprevisível, ou seja, os navegadores não tinham certeza do que poderia acontecer, nem do que poderiam encontrar pelo caminho.
Assim, à semelhança de um qualquer mediterrâneo, o imaginário do Atlântico concebe-o igualmente como um oceano horizontal povoado de ilhas. São elas que, imaginárias ou reais, povoam esse espaço sem limites, transformando-o em espaço navegável, apetecível. É que ninguém navega para parte alguma.
geoide
Define-se a forma da Terra como geoide, que tem uma superfície irregular e, portanto, não corresponde a uma esfera.
Em terras novas, os expedicionários traziam na bagagem o imaginário europeu, influenciado por crenças, mitos e narrativas cultivadas na Idade Média e na Atinguidade. “Eles entendiam os monstros como criaturas divinas que iriam ensinar algo aos homens”, explica.
A expressão “Grandes Navegações” é usada para se referir às várias expedições marítimas organizadas nos séculos 15 e 16, principalmente por Portugal e Espanha. ... Além dessa questão econômica, outras razões impulsionaram as Grandes Navegações.
Medo dos monstros marinhos, dos ímãs que atraíam os navios para o fundo do mar, das sereias capazes de enfeitiçar marinheiros, do abismo eu ficava bem ali, onde a Terra se acabava, da linha do Equador, cujo calor derretia os miolos.
Os marinheiros tiveram que enfrentar doenças, tempestades, vento, fome e sede, perigos de todos os tipos, grandes riscos de naufrágio, solidão… Mas os navegantes europeus tiveram também que encarar e vencer um inimigo diferente e muito mais poderoso, que se encontrava dentro deles: o medo.
Até onde sabemos, não existem informações sobre o que os primeiros habitantes do planeta Terra pensavam a respeito da forma do planeta. Os registros deixados por estas populações nos falam dos relatos do cotidiano, mas nada indica que esta fosse uma questão a ser resolvida para estes povos.
O cientista italiano Galileu Galilei foi o primeiro a formular uma teoria que apresentava boas justificativas para o que seria a forma correta do planeta Terra. Em sua teoria, a Terra teria uma forma arredondada, próxima da forma de uma laranja. Além disto, ele argumenta que é a Terra que gira ao redor do Sol, e não o contrário.
O formato da Terra está relacionado com a força da gravidade. Em corpos de massa pequena, como asteróides e meteoritos, a força da gravidade é muito pequena. Entretanto, em planetas cuja massa é maior, como é o caso da Terra, a força da gravidade puxa a massa para o centro do planeta. Assim, o formato arredondado é a única maneira de se ter, ...
O formato da Terra e sua posição no Universo tem intrigado o homem desde o início dos tempos. Para desvendar como ela era, da forma que a conhecemos, foi necessária uma complicada façanha. O que está além do que podemos ver? Como a curiosidade é inerente aos seres humanos, esta questão foi compartilhada por diferentes culturas.
Como fazer carteirinha da ANATEL?
O que significa alerta amarelo?
O que acontece se você comer tomate todo dia?
Quantas horas de jogo The Witcher?
Tem uma hora tem 60 minutos quantos minutos tem 3 horas?
Como saber se tenho linfoma pelo hemograma?
Quantos por cento a empresa paga de FGTS?
O que é um arquivo administrativo?
Quais as cidades cosmopolitas do Brasil?
O que a ansiedade causa no intestino?
Quais são os requisitos que caracterizam o instituto da representação direta?
O que quer dizer a palavra pera aí?
Qual o valor da marca Louis Vuitton?
Como localizar e substituir no Python?
Pode lavar tapete na máquina de lavar?
Quanto em quanto tempo se faz uma dentadura?
Quais as vantagens e desvantagens da colheita mecanizada da cana?