Primeiro – seja honesto e tente dar uma resposta genuína. O entrevistador realmente está tentando aprender quem você é como trabalhador e como pessoa quando faz essa pergunta. E se você der uma resposta que parece muito falsa ou com scripts, eles não se sentirão confortáveis confiando em você ou contratando você!
A dica é que, nesse momento, você mostre ao recrutador que pesquisou sobre as oportunidades de desenvolvimento na empresa. Você pode dar como exemplo um programa que a empresa ofereça e que seja do seu interesse. “Ou você pode ir mais além e falar sobre a cultura da empresa, que você também já pesquisou.
Quando perguntado quais são expectativas para a sua carreira, tente responder integrando a maneira de como você quer aplicar suas habilidades e conhecimento que você adquiriu previamente. Isso dá valor ao que você aprendeu e concluiu, e mostra um senso de autoestima.
Que tipo de decisões são mais difíceis para você? Deve demonstrar sua capacidade analítica e dizer que aborda o processo decisório de forma lógica, identificando as alternativas e as premissas da decisão. Como ser humano, deverá dizer que as decisões mais difíceis são as aquelas referentes à vida de seus subordinados.
Pense no seu nome profissional como o nome artístico de uma atriz ou ator. Ele te identifica para recrutadores, colegas, headhunters, contatos e qualquer pessoa que possa fazer parte da sua vida profissional, incluindo clientes e fornecedores. ... Tente usar o seu próprio nome, dentro do possível.
demonstrar que essa é uma oportunidade para sua carreira; citar alguns motivos (cultura, reputação, capacidade de inovação etc) que fazem daquela uma empresa interessante para você; demonstrar entusiasmo, dinamismo e motivação na fala; evitar respostas genéricas que todo mundo dá.
O objetivo profissional deve refletir o seu plano de carreira e suas expectativas com o futuro emprego. Não seja genérico, raso ou prolixo. Fuja também de frases muito longas e cheias de detalhes que não levam a lugar algum. Saiba que as empresas valorizam os profissionais que têm foco e sabem aonde querem chegar.
Em primeiro lugar saiba que a forma como vai descrever a sua personalidade deve estar de acordo com o contexto profissional em que quer inserir-se. Foque-se em demonstrar que as suas características pessoais são úteis ao bom desempenho de funções, sem nunca esquecer de mostrar que é conhecedor da cultura da empresa e da sua atividade.
Pense em antigos colegas de trabalho, antigos gerentes, pessoas com quem já tenha trabalhado e que sabe que guardam de si boas indicações. Assim, uma boa forma de responder a perguntas sobre a sua personalidade é responder como se a verdadeira questão fosse “como é que os seus colegas de trabalho avaliam a sua personalidade?”.
Após identificar os diferentes traços de personalidade existentes, analise suas listas e seu diário para tentar reconhecer traços específicos. Caso você realize atividades perigosas ou costume conversar sobre uma vontade de se aventurar, você pode se descrever como uma pessoa que gosta de arriscar e se aventurar.
Os livros de psicologia e de carreiras normalmente apresentam descrições de traços de personalidade e testes que podem ajudá-lo a determinar qual é sua personalidade. Faça testes de personalidade. Existem diversos sites e livros que oferecem testes de personalidade, basta escolher o que mais o agrade e seja confiável.
É possível aprender a tocar piano sozinho?
Quais os elementos da tipicidade conglobante?
Como fazer sua esposa te amar cada vez mais?
Como recolher ICMS para outro Estado?
Como receber salário de fora do país?
Como fazer uma reclamação na Oi?
Como as inflamações crônicas podem induzir ou promover o câncer?
O que fazer com uma parede torta?
Como se joga o jogo perguntados?
Como funciona o processo de M&A?
Como é o funcionamento de um motor a gasolina?
Como identificar uma curva de aquecimento de uma mistura?
Como funciona o processo de execução de um programa Java?