Os budistas no Ocidente moderno seguem uma interpretação do Budismo que não admite o sobrenatural nem a divindade, mas essa visão está longe de ser autêntica. Quase certamente representa um modo diferente de encarar o budismo em relação à maior parte da história dessa religião.
Lumbini, Nepal
Sidarta Gautama/Nascimento
A filosofia budista é guiada pelos ensinamentos de Buda, e acredita que o caminho para a libertação está na consciência que pode ser alcançada por práticas e crenças espirituais, como a meditação.
É um conceito básico da religião budista e a meta máxima da prática espiritual dos seus seguidores. “O nirvana é um estado de paz e tranqüilidade alcançado através da sabedoria”, diz a monja Coen Murayama, da Comunidade Zen-Budista de São Paulo.
Carma ou lei de causa e efeito (sânscrito: कर्मन karman, páli: कमा Kamma) significa "ação" ou "fazer"; refere-se a "ação intencional", tendo necessidade de volição no ato. É uma expressão de causa e efeito natural, comumente a palavra é usada para referir tanto o ato quanto suas consequências.
O budismo nega o eu eterno. Os seres morrem e renascem abandonando a ideia do que foram. Buda dizia que o corpo morto é uma carroça quebrada e não se deve arrastar uma carroça quebrada, ou seja, devemos nos desapegar dessa forma. O budismo japonês não nega nem afirma categoricamente esse processo.
O budismo é uma religião que surgiu por volta do século 5 a.C. no norte da Índia e, ao longo dos séculos, se espalhou por outras regiões, chegando a países como China, Japão, Nepal, Paquistão, Sri Lanka, Afeganistão e Tailândia, entre outros.
Tripitaka
É o Tripitaka. Em páli – uma língua da Índia antiga, onde o budismo nasceu -, Tripitaka significa “três cestas”, numa referência às três partes do livro: o “Vinaya”, com as regras de conduta, o “Sutta”, que reúne os discursos de Buda, e o “Abhidhamma”, que é mais filosófico.
Origem do budismo. O budismo nasce quando Siddhārtha Gautama decide compartilhar com outras pessoas seu caminho para alcançar o fim do sofrimento. Sua doutrina se mistura às crenças do hinduísmo tornando uma filosofia que se adaptava facilmente a cada região onde se instalava, bem como a cada ser humano que desejasse aprendê-la.
A doutrina surgiu na Índia, nos séculos VI, antes de cristo. A filosofia de vida dos budistas é a busca pelo fim do sofrimento humano, assim alcançando a iluminação. Nesse sentido, o nome Buda significa o desperto ou iluminado.
O Buda não é para os seguidores da doutrina um ente particular, mas um título dado a um mestre budista ou a todos os que alcançaram a realização espiritual do budismo. Assim, Buda, em hindu, quer dizer "o Iluminado" ou "o desperto".
Assim, Buda, em hindu, quer dizer "o Iluminado" ou "o desperto". O primeiro Buda foi Siddhartha Gautama, um príncipe da dinastia Sakia, na Índia, que deixou tudo para dedicar-se à vida espiritual. Nascido em 563 a.C. sua vida é resumida pelos seus seguidores em nascimento, maturidade, renúncia, busca, despertar e libertação, o ensino e a morte.
Como saber se vender em uma entrevista?
O que significa a cor azul na psicologia?
Como descrever no currículo que sou comunicativa?
Como juntar dois vídeos no BeeCut?
Como podemos saber se vai ou não chover?
Como fazer chá de Ora-pro-nóbis em pó?
Como fazer a berinjela para baixar o colesterol?
Como arrumar o cabelo liso no dia a dia?
Como preparar Couve-flor para não dar gases?
Como soltar o intestino com linhaça?
Qual o traço para fazer bloquete de concreto?
Qual a massa para assentar pedra São Tomé?
Como lançar horas AAC na Estácio?
Qual a massa certa para assentar ardósia?