Após travar guerra contra os tepanecas, os astecas ganharam força, conquistando cidades vizinhas e cobrando-lhes impostos. Sobreviviam da agricultura, mas também realizavam comércio com outros povos e outras cidades. Sua religião era politeísta e tinha no sacrifício humano um ritual extremamente importante.
Os historiadores apontam que, à medida que a cidade de Tenochtitlán tornava-se rica, os astecas aliavam-se com outras cidades vizinhas, formando uma Tríplice Aliança que conquistou os povos das redondezas. Dessa forma, os astecas constituíram um império que possuía cerca de 11 milhões de habitantes.
O sistema governamental dos Astecas era monárquico, onde o Conselho do Imperador, era quem elegia seu sucessor, escolhido entre os membros da linhagem governante, e chamada Casa Real. ... Os Astecas tinham pouca liberdade de ação e pouca voz no governo devido a forma de governo ser a Autocracia.
Além da agricultura, artesanato, arquitetura, etc., os astecas também se destacaram pelos livros que eles deixaram, os quais encontravam-se em grandes bibliotecas nos colégios dos nobres. Em 1519, Hernán Cortés partiu da ilha de Cuba com o objetivo de saquear a civilização Asteca.
Artigo sobre os Astecas, onde essa civilização se desenvolveu, ... o “Império Asteca”. O centro do império era a cidade de Tenochtitlán, hoje a cidade do ...
Artigo sobre os Astecas, ... Quanto à religião, assim como os Incas e os Maias, os Astecas eram politeístas e faziam culto aos deuses fazendo sacrifícios.
São características da civilização asteca, exceto: a) A unidade social básica era o calpulli, comunidade residencial com direitos comuns sobre a terra e uma organização interna de tipo ...