Os antioxidantes retardam o início da oxidação, doando átomos de hidrogênio para extinguir os radicais livres, que formam um radical antioxidante estável, incapaz de participar de reações de propagação, retardando a oxidação.
Os antioxidantes são substâncias que evitam a ação deletéria dos radicais livres sobre as células, os quais favorecem o envelhecimento celular, danos no DNA e o aparecimento de doenças como câncer.
Os antioxidantes atuam de duas formas sob os radicais livres: inibindo sua formação e reparando as lesões já causadas. A primeira está relacionada à inibição de reações em cadeia que envolvem sua formação; e o segundo, na remoção de células danificadas, seguida da reconstituição das membranas celulares.
O que são antioxidantes Antioxidantes são vitaminas, minerais e outras substâncias químicas que têm a capacidade de “doar” um de seus elétrons aos radicais livres e ainda continuarem estáveis. Com isso, os radicais livres se tornam moléculas estáveis e acabam sendo eliminados, interrompendo o estresse oxidativo.
Os antioxidantes primários mais conhecidos são o BHA, BHT e o TBHQ, que são polifenóis sintéticos, e os tocoferóis, que são naturais.
Os antioxidantes podem ser classificados em primários, sinergistas, removedores de oxigênio, biológicos, agentes quelantes e antioxidantes mistos.
Os antioxidantes são substâncias que têm a capacidade de proteger as células contra os efeitos dos radicais livres produzidos pelo organismo.
15 alimentos antioxidantes
Sob condições normais, os radicais livres são essenciais para o funcionamento do organismo. Porém, quando em excesso, passam a atacar células sadias, como proteínas, lipídios e DNA, causando envelhecimento precoce. Ao capturar o elétron dessas células, o radical livre atua como agente oxidante.
Os antioxidantes atuam doendo o elétron que falta para os radicais livres, assim eles se tornam moléculas estáveis que não atingem as células ou outras moléculas importantes para o corpo. Assim, eles contribuem para prevenir problemas como: Envelhecimento. Doenças cardiovasculares;
Classificação e mecanismos de ação dos antioxidantes Os antioxidantes podem ser classificados como enzimáticos e não enzimáticos, conforme a estrutura do agente antioxidante. Ainda conforme a ação sobre os radicais livres, o antioxidante pode ser denominado de “scavenger”, quando ele age transformando um radical livre em outro ...
Reações orgânicas de oxidação são fenômenos químicos nos quais um composto orgânico é submetido a um agente oxidante (substância que sofre o fenômeno de redução, ou seja, ganha elétrons), sofrendo, assim, oxidação (perda de elétrons). Vários são os compostos que podem ser submetidos a uma reação orgânica de oxidação, ...
Veja alguns exemplos de agentes oxidantes que podem ser utilizados: Vale dizer que todos esses agentes oxidantes possuem oxigênios nascentes (átomos de oxigênios livres que são comumente representados por [O]) quando submetidos a determinadas condições, como a presença de um ácido ou uma base forte.
Qual formatação para contrato?
Como instalar o Microsoft Equation 30?
Onde fica o QR Code no celular?
Qual a operadora de celular dos Correios?
Como funciona o PvP do Albion?
O que é Pára-raio Como funciona?
Quem faz a prova do fazendeiro?
Onde baixar fontes para Photoshop?
Como funciona o QR Code do PagBank?
Quanto tempo dura o passeio no Parque das Aves?
Como jogar Free Fire em celulares fracos?