Os antioxidantes retardam o início da oxidação, doando átomos de hidrogênio para extinguir os radicais livres, que formam um radical antioxidante estável, incapaz de participar de reações de propagação, retardando a oxidação.
Os antioxidantes são substâncias que evitam a ação deletéria dos radicais livres sobre as células, os quais favorecem o envelhecimento celular, danos no DNA e o aparecimento de doenças como câncer.
Os antioxidantes atuam de duas formas sob os radicais livres: inibindo sua formação e reparando as lesões já causadas. A primeira está relacionada à inibição de reações em cadeia que envolvem sua formação; e o segundo, na remoção de células danificadas, seguida da reconstituição das membranas celulares.
O que são antioxidantes Antioxidantes são vitaminas, minerais e outras substâncias químicas que têm a capacidade de “doar” um de seus elétrons aos radicais livres e ainda continuarem estáveis. Com isso, os radicais livres se tornam moléculas estáveis e acabam sendo eliminados, interrompendo o estresse oxidativo.
Os antioxidantes primários mais conhecidos são o BHA, BHT e o TBHQ, que são polifenóis sintéticos, e os tocoferóis, que são naturais.
Os antioxidantes podem ser classificados em primários, sinergistas, removedores de oxigênio, biológicos, agentes quelantes e antioxidantes mistos.
Os antioxidantes são substâncias que têm a capacidade de proteger as células contra os efeitos dos radicais livres produzidos pelo organismo.
15 alimentos antioxidantes
Sob condições normais, os radicais livres são essenciais para o funcionamento do organismo. Porém, quando em excesso, passam a atacar células sadias, como proteínas, lipídios e DNA, causando envelhecimento precoce. Ao capturar o elétron dessas células, o radical livre atua como agente oxidante.
Os antioxidantes atuam doendo o elétron que falta para os radicais livres, assim eles se tornam moléculas estáveis que não atingem as células ou outras moléculas importantes para o corpo. Assim, eles contribuem para prevenir problemas como: Envelhecimento. Doenças cardiovasculares;
Classificação e mecanismos de ação dos antioxidantes Os antioxidantes podem ser classificados como enzimáticos e não enzimáticos, conforme a estrutura do agente antioxidante. Ainda conforme a ação sobre os radicais livres, o antioxidante pode ser denominado de “scavenger”, quando ele age transformando um radical livre em outro ...
Reações orgânicas de oxidação são fenômenos químicos nos quais um composto orgânico é submetido a um agente oxidante (substância que sofre o fenômeno de redução, ou seja, ganha elétrons), sofrendo, assim, oxidação (perda de elétrons). Vários são os compostos que podem ser submetidos a uma reação orgânica de oxidação, ...
Veja alguns exemplos de agentes oxidantes que podem ser utilizados: Vale dizer que todos esses agentes oxidantes possuem oxigênios nascentes (átomos de oxigênios livres que são comumente representados por [O]) quando submetidos a determinadas condições, como a presença de um ácido ou uma base forte.
Qual é o comando para morrer no Minecraft?
Qual a diferença de Gari e lixeiro?
Qual é o menor animal do mundo inteiro?
Como colocar imagens animadas no power point?
Quais as formas de se classificar os ossos?
Como são as características de um cabo elétrico?
Quantas calorias se deve comer por dia?
Pode dirigir ou pilotar descalço?
Quais são os signos do zodíaco?
Onde pagar licenciamento 2021 SP?
Qual o fato gerador é qual o sujeito passivo do ITBI?
Quem foi John Wycliffe e Jan Huss?
Qual é a zona mais quente do planeta?
Qual a diferença do olho do japonês para o olho do chinês?