As terras habitadas pelos egípcios ao longo do Nilo formaram pequenas comunidades dedicadas à agricultura. O Nilo dividia o Egito em Baixo Egito, no Norte; e Alto Egito, no Sul. Essa divisão culminou em sequentes lutas e grande rivalidade entre os estados egípcios.
Evolução Política
A história do Egito antigo é dividida em dois períodos: Pré-dinástico, desde a formação das primeiras comunidades até a 1ª dinastia de faraós; e Dinástico, com três fases principais, Antigo, Médio e Novo Império.
A sociedade do Egito Antigo tinha um formato de organização eficiente, no entanto injusto, que garantia seu funcionamento e expansão. A sociedade era hierarquicamente organizada, cada seguimento tinha suas obrigações e poderes determinados, onde o grupo que detinha menos poderes obedecia quem estava acima.
A agricultura era a atividade econômica mais importante na civilização egípcia. ... Quando as águas baixam, deixam sobre a terra uma camada de húmus (fertilizante orgânico natural), que deixa a terra das margens muito fértil e excelente para a prática agrícola. Os camponeses eram a maioria da população do Egito Antigo.
A unificação dos dois reinos somente ocorreu por volta no ano 3100 a.C. com o primeiro faraó, Menés I, que passou a utilizar uma única coroa que fundia as cores branca (Alto Egito) e vermelha (Baixo Egito).
33 curiosidades que você vai gostar
Menés (em árabe: مينا; em grego clássico: Μήνης; egípcio: Meni) foi um faraó do Antigo Egito da Época Tinita, creditado pela tradição clássica como o unificador do Alto e Baixo Egito, e como o fundador da primeira dinastia.
Entre os conhecimentos mais utilizados pelos egípcios estavam: raiz quadrada, frações, cálculos da área do círculo e do trapézio. Esses conhecimentos foram fundamentais para prever as cheias do Nilo, dividir as terras, bem como para calcular os impostos e as construções hidráulicas.
A agricultura era a atividade econômica principal dos egípcios. Inicialmente, para melhor aproveitar as águas do rio Nilo, os camponeses uniam-se, empenhando-se na construção de diques e no armazenamento de cereais para a época de escassez.
Diques e reservatórios no rio Nilo
Assim, às margens do Nilo foram construídos diques e reservatórios, a fim de reter as águas que seriam utilizadas - por meio de canais de irrigação - no tempo de escassez das chuvas para a agricultura, a pecuária e o consumo humano.
Esta sociedade era hierárquica, ou seja, cada segmento possuía funções e poderes determinados, sendo que os grupos com menos poderes tinham que obedecer quem estava acima. Eram os responsáveis pela escrita egípcia (hieroglífica e demótica). Registravam os acontecimentos e, principalmente, a vida do faraó.
Sob o comando do faraó, o Egito tornou-se uma monarquia centralizada formada por súditos subordinados ao poder do monarca. Dessa maneira, os egípcios eram obrigados a trabalhar nas lavouras, construções e obras administradas pelo governo do faraó. A centralização política era, vez após vez, questionada pelos nomarcas.
A relação de trabalho no Egito Antigo ficou conhecida por modo de produção asiático pelo fato de o Estado monopolizar as riquezas da região e por sistematizar um regime trabalhista ancorado na servidão coletiva de seus cidadãos que não conseguiram acumular propriedades.
No Egito Antigo o poder político estava totalmente concentrado nas mãos do faraó. No Egito Antigo, o governo era monárquico e teocrático (poder político fundamentado no poder religioso). O faraó era o rei, considerado o filho do deus Sol e representante dos deuses na Terra.
Os antigos egípcios acreditavam que as cheias do rio Nilo se deviam às lágrimas de Ísis pelo seu falecido irmão-marido Osíris.
A sociedade egípcia estava dividida em várias camadas, sendo que o faraó era considerado a autoridade máxima, chegando a ser considerado um Deus na Terra. Sacerdotes, militares e escribas (responsáveis pela escrita) também ganharam importância na sociedade.
Sendo o Estado o único proprietário de terras, o faraó era responsável pela condução das atividades agrícolas de toda nação. Além disso, também cabia a ele orientar quais seriam as obras públicas e demais construções a serem executadas pelos servos.
Para melhor aproveitar as águas do rio, os egípcios desenvolveram um sistema de canais para distribuir a água pelo vale e construíram diques para barrar a força da correnteza.
Para os egípcios, o rio Nilo é muito importante, pois contribui com a irrigação agrícola, navegação e aquisição de água para a utilização humana e dos animais. No deserto existem represas e canais de irrigação que asseguram o fornecimento de água.
O rio Nilo era considerado um D s. Ele favorecia a agricultura com seu regime de cheias, dessa forma, quando o nilo estava em cheia ele fertilizava a terra e quando baixava a terra estava propicia para a agricultura e extremamente fértil.
Conheça 7 invenções dos egípcios que são utilizadas até hoje1 – Maquiagem dos olhos. ... 2 – Calendário. ... 3 – Balas de menta. ... 4 – Boliche. ... 5 – A prática de barbear e cortar o cabelo. ... 6 – Arado para plantação. ... 7 – Pasta de dente. ... 7 fatos sobre a guilhotina que você não conhecia.
Já os egípcios, pelo menos em sua maioria, não eram negros, mas brancos. No entanto, vale lembrar que houve miscigenação entre egípcios e núbios.
A religião do antigo Egito dominava todos os aspectos sociais egípcios. Era politeísta, cada região/localidade possuía seus deuses. A unidade política egípcia organizou em um só conjunto todos os grandes deuses que a sociedade deveria cultuar. ... Anúbis, deus dos mortos e o do submundo.
Em 525 a.C., os persas conquistaram o Egito. Quase dois séculos depois vieram os macedônicos, comandados por Alexandre Magno, e derrotaram os persas. Finalmente, retirando Cleópata do trono de faraó, o Egito foi dominado pelos romanos, que governaram por 600 anos, até a conquista Árabe.
Por volta de 3200 a.C., Menés (também conhecido pelos nomes “Meni”, “Narmer” e “Men”), governante do Alto Egito, realizou o processo de unificação dos dois reinos formados ao longo do Rio Nilo. Por meio desta ação se transformou no primeiro Faraó da história egípcia.
Qual é a importância da proteína no corpo humano?
Qual a diferença entre um texto dissertativo é um artigo de opinião?
Qual o valor máximo do Pix durante o dia?
Quantos km por litro faz o Tiguan 2012?
Qual o meio de comunicação mais utilizado hoje em dia?
Quais as características do sistema socialista e capitalista?
Quantos dias esperar para lavar o cabelo depois de pintar?
Quando será a prova da PMPR 2021?
Qual a melhor cidade para estudar inglês no Canadá?
O que é conflito de competência novo CPC?
Qual a diferença entre PMP e CAPM?
Quais os principais programas do Windows?
Como ativar o Bunny Hop no CS GO?
Como pedir consumo final Energisa pelo WhatsApp?