Resposta: Os agentes internos agem com mais violência e são temporários. ... Os agentes externos agem com menos violência e são constantes. São as águas correntes e do mar, as chuvas, os ventos as geleiras, os animais e até mesmo o homem.
Os agentes externos modificam o relevo, estes são: as águas do mar, dos rios e das chuvas, o gelo, o vento e o homem, causando a erosão marinha, erosão fluvial, erosão pluvial, erosão glacial, erosão eólica e erosão antrópica. Eles agridem a superfície terrestre, fazendo, nela, formatos e tamanhos diferentes.
Os Agentes externos ou exógenos, também chamados de esculpidores, são responsáveis pela erosão (desgaste) e sedimentação (deposição) do solo. Eles são ocasionados pela ação de elementos que se encontram sobre a superfície, como os ventos, as águas e os seres vivos.
Os agentes externos do relevo mais preponderantes são as águas (fluviais, pluviais, marítimas etc.), os ventos e as alterações climáticas, que ocasionam dois principais processos: o intemperismo e a erosão. Por esse motivo, esses elementos citados são, por vezes, chamados de agentes intempéricos ou agentes erosivos.
Os agentes internos ou endógenos de transformação do relevo são aqueles que surgem ou agem de dentro da Terra, ou seja, abaixo da superfície. São os terremotos, os vulcanismos e o tectonismo. Os agentes externos ou exógenos, por outro lado, são aqueles que agem acima do relevo, ou seja, sobre a superfície.
Os Agentes externos ou exógenos, também chamados de esculpidores, são responsáveis pela erosão (desgaste) e sedimentação (deposição) do solo. Eles são ocasionados pela ação de elementos que se encontram sobre a superfície, como os ventos, as águas e os seres vivos.
Os principais agentes internos são o tectonismo, os abalos sísmicos e o vulcanismo.
O responsável pela esculturação do relevo na superfície terrestre são os agentes internos e externos. Agentes internos: Modificam o relevo de dentro para fora, eles esculpem o mesmo através de modificações importantes, esses agentes são o vulcanismo e o tectonismo.
Os agentes formadores do relevo são responsáveis por um processo contínuo e dinâmico na transformação morfológica, sendo classificados em agentes internos (tectonismo, abalos sísmicos e vulcanismo) e agentes externos (vento, chuvas, neve, alternâncias de temperatura, seres vivos, etc.).
Continue a leitura para saber mais. Falando especificamente sobre os agentes internos modeladores do relevo, eles normalmente são divididos em três grupos diferentes, sendo eles: vulcanismo, abalos sísmicos e tectonismo. Logo a seguir você encontrará as principais características de cada um deles.
Outra forma de atuação desse tipo de agente externo é o congelamento dos solos, os quais acabam se rompendo devido à quebra das geleiras. Depois da água, os ventos também possuem um papel significativo como modeladores externos de relevo.
As águas das chuvas e dos rios, a neve e o vento também são agentes modeladores do relevo. A água pode alterar a composição das rochas, causando o intemperismo químico. Com isso, ocorre a desagregação das rochas, que podem se romper ou desencadear erosões. A ação dos ventos também contribui para a aceleração desse processo.
O tectonismo, abalos sísmicos, chuvas e ventos são alguns dos agentes formadores do relevo.
Quando surgiu o termo Tecnologia da Informação?
Quem criou o termo identidade de gênero?
Qual é a origem do peixe tucunaré?
O que quer dizer a palavra excede?
Quando sai o resultado da comprovação de documentos do ProUni?
Como se fala desenho em japonês?
Como ver quem usa meu tema no Facebook?
Como se escreve a palavra faze?
Como saber raridade cartas Yu-gi-oh?
Como fazer chá de camomila para sinusite?
O que é a diferença em matemática?
Como saber se está enlouquecendo?