A Inglaterra teve seu processo de centralização política iniciado a partir da Baixa Idade Média, momento em que a Bretanha estava politicamente dividida em quatro reinos distintos. Sob o comando do rei Henrique II, o processo de unificação territorial foi iniciado com relativa eficácia durante o século XII.
Na Inglaterra, a primeira tentativa de limitar os poderes do rei ocorreu em 1215 com a promulgação da Magna Carta – até então, o país era uma monarquia absolutista. O documento foi assinado pelo rei João, que entrou em acordo com o Papa e os barões ingleses.
Com o apoio dos grandes burgueses, centralizou o governo nacional, criou novos impostos e financiou a instituição de um exército permanente. A partir de então, a França tornou-se o exemplo máximo do absolutismo real europeu. Carlos VII e Filipe IV: personagens centrais do processo de formação da monarquia na França.
A essa altura, a supremacia da autoridade monárquica francesa parecia não ter mais nenhum tipo de obstáculo. No entanto, as disputas fiscais e territoriais com a Inglaterra inseriram o Estado francês nos prolongados e penosos conflitos que marcaram a Guerra dos Cem Anos.
Conheça a primeira fase da Revolução Francesa, chamada de período da Monarquia Constitucional. “ A lei é a expressão da vontade geral. [...] Ela deve ser igual para todos, seja protegendo, seja punindo.
A Revolução Francesa teve como grande marco a Queda da Bastilha, que aconteceu no dia 14 de julho de 1789.
Quais foram os motivos da tríplice aliança?
Como se escreve Dispesa ou despesa?
Qual nematódeo causa o amarelão?
Quais os legumes que é bom para a pele?
O QUE É dias únicos na Booyah?
Quais são as características da indústria de bens duráveis?
Quais os benefícios da soroterapia?
O que é e qual a importância do fluxo de caixa?
Como por espaçamento 1 5 no word?
A partir de quantas semanas o bebe pode nascer prematuro?
Quanto consumir de aveia por dia?
Qual o valor de uma diária de faxina?
Qual a melhor chave para cadastrar o Pix?