O processo de modernização da agricultura no Brasil tem origem na década de 1950 com as importações de meios de produção mais avançados. ... Assim, pretendia-se passar de uma agricultura tradicional, totalmente dependente da natureza e praticada por meio de técnicas rudimentares, para uma agricultura mecanizada.
Assim, o uso de inovações tecnológicas, a produção em alta escala, a dependência de elementos externos à propriedade, a integração com a indústria, a circulação da produção em outros países, a mobilidade geográfica do capital produtivo e financeiro, entre outros, são elementos da agricultura dita moderna.
A formação do espaço agrário brasileiro ocorreu de forma a acentuar a concentração fundiária, ou seja, grande parte da quantidade de terras produtivas para a agricultura está concentrada na mão de um grupo pequeno de pessoas, que controla grande parte da produção.
Entre os efeitos da mecanização do campo, destacam-se as mudanças nas relações de trabalho, o êxodo rural e o aumento da produtividade. O espaço rural foi, de certa forma, uma das primeiras marcas do homem a partir da transformação do meio natural em espaço geográfico.
A prevalência de práticas e métodos que se tornaram convencionais, como a monocultura, o uso massivo de agrotóxicos, o desmatamento generalizado, o manejo inadequado do solo e da água, revelam na verdade um problema mais profundo de relação homem-meio físico, com conseqüências ambientais (erosão, contaminação do solo e ...
Dos principais produtos agropecuários do Brasil, cabe destaque para a cana-de-açúcar, o café e a laranja, dos quais somos os maiores produtores mundiais; a soja, o fumo e a carne bovina, e ocupamos a segunda posição internacional; e o milho, produto em que o Brasil é o terceiro país em volume de produção anual.
Somente é possível identificar o início do processo de modernização da agricultura brasileira a partir do processo de industrialização e urbanização do país. As relações de trabalho eram baseadas na mão de obra escrava e em alguns lugares, como no Sudeste, nos latifúndios do café, já coexistia a mão de obra contratada e temporária.
Por tanto, a mecanização da agricultura brasileira, e a consequente proletarização dos pequenos agricultores, convertidos em mão de obra para os médios e grandes produtores, se evidencia simultaneamente ao processo de crescimento das cidades e do êxodo rural, resultado da mudança no padrão das relações sociais de produção no campo.
Ao trabalhar a modernização das atividades agrícolas em sala de aula é importante abordar o contexto histórico desse processo e apontar os aspectos positivos e negativos. Solicite aos alunos uma pesquisa sobre as principais características e consequências da modernização no campo, em seguida promova um debate. Desenvolvimento tecnológico.
A modernização no campo é um fenômeno que ao nosso olhar engloba variáveis relativas às técnicas, mas também variáveis relativas ao social. As infra-estruturas e as mudanças da dinâmica da vida no meio rural permitem-nos compreender esse conceito no plano da realidade.
Tem como atualizar o Android de um Samsung?
Quais são os termos integrantes?
O que é um equipamento analógico?
Qual foi o imperador romano que se converteu ao cristianismo?
Quem foi os 3 finalistas da Bola de Ouro 2021?
O que realmente hidrata o cabelo?
São características do controle?
Qual a largura da geladeira Brastemp 462 l?
Quais são os instrumentos de medição elétrica?
O que é a linguagem de programação por blocos lógicos?
Como deixar o cimento queimado mais claro?
Qual é o nome de Deus em português?
Quantos cm tem uma régua de 30 cm?
Como guardar o leite materno para dar depois?
Qual o valor mínimo para dar entrada em um imóvel?