Choque de civilizações é uma teoria proposta pelo cientista político Samuel P. Huntington, segundo o qual as identidades culturais e religiosas dos povos serão a principal fonte de conflito no mundo pós-Guerra Fria.
Segundo Huntington, o ressurgimento das culturas não-ocidentais tem sido mais vigoroso nas civilizações asiáticas e islâmicas, que desafiam o Ocidente rejeitando sua cultura e seus valores.
As duas manifestações que faz Said contra Huntington possuem o mesmo teor, porém se engendram de formas distintas. Resumidamente, em O mito do choque de civilizações ele critica a leitura que faz o catedrático de Harvard sobre as conjuntura do pós-guerra fria e acusa-o de reduzir os conceitos civilização e cultura.
Pelas críticas de Said, pôde-se concluir que o trabalho intelectual de Huntington é dotado de interesse político e o uso que faz ele dos conceitos é um indicativo de sua arbitrariedade. Palavras-chave: Samuel Huntington; Edward Said; conceitos; intelectuais; pós-guerra fria.
O Choque de Civilizações se debruça em torno de conceitos muito discutidos nas Ciências Humanas, como é o caso de região, para a ciência geográfica, e Cultura, para as ciências humanas de forma geral.
Choque de civilizações é uma teoria proposta pelo cientista político Samuel P. Huntington segundo a qual as identidades culturais e religiosas dos povos serão a ...
Isto demonstra um pensamento de Huntington que afirma que a os choques de civilizações é bem provável de não ter fim. Esta discussão iniciada por Huntington recebeu inúmeras críticas, algumas afirmando que o teórico estava induzindo confrontos por formular uma possível "profecia", outros afirmam que o mesmo tirou conclusões particulares.
Choque cultural é um conceito que caracteriza o fenômeno de estranho que ocorre entre duas culturas, sendo estas representadas por indivíduos ou por grupos sociais. O choque cultural não necessariamente é maléfico, mas pode gerar desconforto pela situação atípica.
As falhas geológicas entre civilizações serão as frentes de combate do futuro. Huntington parece pertencer à escola primordialista, ao pensar que grupos culturalmente definidos são antigos e naturais; entretanto, suas primeiras obras parecem indicar que ele seria um funcionalista estrutural.
Pode lavar o saco do aspirador de pó?
Em que circunstâncias a lei excepcional é aplicada?
Como o professor pode desenvolver brincadeiras antigas em práticas escolares?
Como trabalhar os animais selvagens na educação infantil?
O que acontece quando um navio afunda?
Como montar uma empresa de aluguel de decoração para festas?
Como se dá a contratação pela internet?
Quais são as cores secundárias na educação infantil?
Como criar uma rotina para crianças com TDAH?
O que é bom para cicatrizar cirurgia de cachorro?
Como limpar o nome com R$ 100?
É normal sentir pontadas no umbigo durante a gravidez?
Como tirar cheiro ruim de papel?
Como funcionam os cartões no vôlei?