A independência do Brasil é declarada por Dom Pedro I do Brasil a 7 de Setembro de 1822, foi provocada pela retirada da regência do Brasil àquele soberano, na sequência da luta entre absolutistas e constitucionalistas e dos movimentos independentistas naquela colónia.
26 de junho de 1945
Assinada em 26 de junho de 1945, a Carta estimulava a independência das nações consagrando o direito à autodeterminação dos povos. O processo de descolonização ocorreu de várias formas. Quando a independência de uma colônia realizava-se de forma pacífica, concessões graduais eram feitas pelas metrópoles.
A independência do continente asiático se deu por duas causas: o enfraquecimento das nações europeias após a Segunda Guerra Mundial e a eclosão de movimentos de luta pela independência. O processo de descolonização asiático contou com o apoio norte-americano e soviético.
O processo de descolonização da África começou a ganhar força após a Segunda Guerra Mundial. O continente africano foi colônia de potências europeias até a segunda metade do século XX. Sua independência se deu pela ocorrência da Segunda Guerra Mundial, que aconteceu na Europa entre 19.
Um dos fatos que mais favoreceu o processo de descolonização da África foi sem dúvida a Segunda Guerra Mundial que ocorreu na Europa entre 19. Como esse conflito armado que aconteceu no continente europeu o mesmo sofreu com a destruição e o declínio econômico.
O processo de descolonização da Ásia e da África ganhou um grande impulso após a Segunda Guerra Mundial, em parte devido ao declínio internacional de potências coloniais como a França e a Grã-Bretanha, em parte devido ao crescimento de movimentos de libertação nacional dentro das próprias colônias.
Tal situação permitiu o desenvolvimento de grupos armados comunistas, como no caso do Vietnã do Norte, que terminou aderindo ao socialismo. No processo de descolonização da África, vários líderes africanos procuraram adaptar ideologias ocidentais à realidade africana.
O status quo, em seguida, prevaleceu por mais de um século, com exceção da independência de Cuba (cuja guerra pela independência culminou com a Guerra Hispano-Americana). A descolonização da América lançou um processo de descolonização global que foi concluída no século XX dando lugar a modernos Estados nacionais.
Os Fatores da Descolonização Foram vários os fatores que levaram ao processo de descolonização ocorrido após a Segunda Guerra Mundial. Um primeiro fator foi o enfraquecimento das economias dos países europeus que participaram do conflito. Esses ficaram sem recursos econômicos suficientes para manter suas colônias.
A Grã-Bretanha também adotou uma política de descolonização gradativa: primeiramente interna, depois também na política externa (como foi o caso da Índia e do Ceilão). A França, por outro lado, que não pretendia reconhecer a independência de suas colônias, veio a sofrer inúmeros problemas.
Como fica a tatuagem após a primeira sessão de remoção?
Para que serve o hidratante de ureia?
Como entrar em sincronia com o universo?
Como colocar uma apresentação em PowerPoint no Word?
Como é feito o contrato de arrendamento rural?
É possível ser imune a veneno?
Como saber se o fone I7 Mini está carregado?
Quanto tempo leva para o Ipê florescer?
Como ficam os dentes por baixo da lente?
Quanto custa para por gás no ar condicionado?
Como funciona redução de salário?
Como saber se o homem é muito fértil?
Quando o homem ainda gosta da ex?
É possível ficar grande com calistenia?
O que acontece com os funcionários dos Correios se privatizar?
Como saber se um leilão e verdadeiro?
Como saber se o imóvel tem Habite-se Porto Alegre?