A formação das monarquias O processo de formação de monarquias com poder centralizado na Europa iniciou-se no século XI e consolidou-se entre os séculos XIV e XVI. ... Quase sempre estiveram envolvidos nesse processo de centralização do poder os mesmos grupos sociais: os reis, a burguesia e os nobres feudais.
O absolutismo foi um sistema político que concentrava os poderes nas mãos do governante, o soberano. Dessa maneira, o rei comandava as ações sobre o Estado em várias partes da Europa. ... Foi a centralização política das monarquias. Assim, o rei detinha o poder absoluto e todos deviam obediência e respeito ao monarca.
O processo de centralização política na Inglaterra, só ocorreu depois da Guerra dos Cem Anos (1337-1453), que enfraqueceu a nobreza, e da Guerra das Duas Rosas (1455-1485), que dividiu a nobreza. ... - realizou a reforma protestante na Inglaterra. - Ato de Supremacia (1534): criou a Igreja Anglicana e tornou-se seu chefe.
Resposta:A burguesia defendia a centralização do poder no contexto do fim da Idade Média/Idade moderna pois via nisto uma forma de garantir a segurança das rotas comerciais entre as diferentes regiões do reino.
O Fortalecimento do poder dos Reis começa no período final da Idade Média, onde o enriquecimento da burguesia comercial gerava renda para as coroas europeias por meio do pagamento de impostos. ... O Absolutismo se consolidou no reinado de Luís XIV da França, o rei Sol, que afirmou "eu sou o estado", durante o século XVI.
A primeira monarquia a se consolidar numa centralização política na Europa foi Portugal com a Revolução de Avis no século XIV.
A análise acerca da formação do Estado e a origem do Poder Público são essenciais para o estudo da atual organização da Administração, bem como são úteis à noção da origem dos direitos fundamentais do homem.
Existem, ainda, outras teorias que explicam a formação do Estado, como a de Aristóteles que afirmava que a origem natural da sociedade ocorre porque “o homem é um animal político” [5], levando-se em conta as formas como o homem se organizou ao longo da história.
Além disso, a centralização do poder nas mãos do monarca foi uma importante marca deste novo sistema. Um dos pilares do Estado Moderno foi a ascensão do poder do rei, que passou a assumir uma posição superior a dos senhores feudais, impedindo interferências da Igreja Católica.
As Coroas europeias possibilitaram a criação do corpo burocrático, responsável pelo funcionamento da máquina pública. Um dos motivos para a formação dos Estados Modernos era a necessidade de centralizar não somente o poder, mas também a moeda e o sistema de medidas e pesos.
Como tirar um pouco da cor no photoshop?
Como gerar um jar no IntelliJ?
Como excluir a conta do Twitter pelo celular?
Como cadastrar o cartão Santander para ganhar milhas?
Como salvar Word não Editavel?
Como imprimir boleto da Colombo?
O que significa raspar o cabelo na nuca?
Como saber a localização de uma pessoa pelo número do celular?
Como lavar a roupa do bebê na mão?
Como protocolar um recurso especial?
Como rastrear o pedido do Nerd ao Cubo?
Como quitar Bridas del intestino?
Como pintar unha do pé sozinha?