As células de resposta lenta são encontradas basicamente no nó sinusal e no nó atrioventricular (AV), a despolarização ocorre pela abertura de canais de cálcio e parece ser devida apenas ao influxo de Ca++ (não há canais de sódio), estando o seu limiar de resposta em torno de -45 a -40 mV.
O potencial de resposta rápida, que também se inicia com grande velocidade a partir do valor mais negativo de polarização da célula, é característico de células musculares atriais e ventriculares normais e das fibras de Purkinje.
O potencial de ação cardíaco apresenta um platô, uma despolarização mantida, por pelo menos 100 vezes o tempo de um potencial de ação em um nervo ou músculo estriado esquelético. A presença do platô no potencial de ação do miocárdio se deve a abertura específica de canais de cálcio voltagem-dependentes.
São elas: P, Q, R, S, T e U. Cada onda, intervalo ou complexo representa uma fase da passagem dos impulsos elétricos responsáveis pela atividade elétrica cardíaca.
No caso de hipovolemia e hipotensão, o aumento da frequência cardíaca é uma resposta reflexa à diminuição do débito cardíaco. Em uma vasodilatação ou hemorragia, por exemplo, ocorre uma redução do volume sistólico (VS) do coração.
Uma das causas mais comuns para um ritmo cardíaco acelerado, especialmente se irregular na natureza é conhecida como fibrilação atrial ou FA para breve. Frequências cardíacas rápidas que ocorrem na câmara inferior do coração são conhecidas como taquicardia ventricular ou TV para breve. Estes são geralmente de natureza regular.
Durante o repouso, em adultos, a frequência cardíaca normal é de batimentos por minuto. Frequências menores são comuns, no entanto, entre adultos jovens, especialmente os com boa forma física. A frequência cardíaca de uma pessoa normalmente varia em resposta à atividade física e a determinados estímulos, como dor e ira.
Por outro lado, se a frequência cardíaca do paciente estiver acima do limite superior da normalidade, ele apresenta taquicardia. No entanto, é importante observar que atletas e pacientes muito ativos podem ter uma frequência cardíaca em torno dos 50 bpm, o que pode ser normal para esse indivíduo particularmente (bradicardia fisiológica).
Como é feito um saco de pancada?
O que não pode faltar no plano de parto?
Como é feito um peeling de cristal?
Como fazer um relatório de produção?
Como é o cabeçalho de um fichamento?
Como elaborar um relatório judicial?
Como montar um trabalho de seminário?
Como funciona a usina nuclear no Brasil?
Como funciona a caixa via Bluetooth?
Como funciona o vestibular Unicamp?
Como ganhar 500mb de internet grátis vivo?
O que é patriarcalismo como funcionam as participações nas sociedades patriarcais?
Como passar na perícia da coluna?
O que uma rádio comunitária não pode fazer?