A dengue, quando não tratada corretamente, pode causar hepatite e/ou insuficiência hepática aguda, que são doenças que acometem o fígado, levando a alterações no funcionamento do órgão. Nos casos mais graves, estas doenças podem levar a danos irreversíveis no fígado, podendo ser necessário um transplante.
Mais sobre o assunto Itens como frango, carne vermelha sem gordura e peixe; carne de fígado, leite e derivados, ovos, feijão, grão de bico, lentilha e ervilha são aliados. Além da água, recomenda-se sucos naturais e água de coco.
Ela afeta órgãos como o fígado, onde causa hepatite; o cérebro, onde gera encefalite; e a pleura, membrana que envolve o coração e o pulmão.
A grande maioria dessas sequelas graves causadas pela Dengue podem ser tratadas e costumam desaparecer até um ano após o contágio.
Complicações da Dengue Como consequência, aumenta o risco de dengue hemorrágica, de choque circulatório, complicações viscerais, como hepatite e encefalite, entre outras, que se não tratadas a tempo podem levar à morte.
As complicações da dengue hemorrágica costumam surgir entre o 3º e 7º dia de doença, geralmente na mesmo momento que a febre costuma melhorar. Na forma clássica, o desaparecimento da febre indica que a doença está acabando. Já na forma hemorrágica, o final da febre costuma marcar o início das complicações.
Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40°C), de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele. Perda de peso, náuseas e vômitos são comuns.
Acredita-se que a formas graves da dengue ocorram por uma resposta exacerbada do nosso sistema imunológico a esta segunda infecção. Portanto, pacientes que já tiveram dengue em algum momento de suas vidas e apresentam a sua segunda infecção são aqueles que devem ser observados com maior cuidado.
Além disso, é também importante consumir alimentos ricos em vitamina C, como laranja, acerola, abacaxi e kiwi, pois essa vitamina ajuda na absorção de ferro no intestino e fortalece o sistema imune. Veja também os chás que são indicados para melhorar os sintomas da dengue em: Melhores remédios caseiros para Dengue. Cardápio para dengue
A alimentação para ajudar na recuperação da dengue deve ser rico em alimentos fontes de proteína e ferro, como carnes, ovos e fígado, pois esses nutrientes ajudam a prevenir a anemia e a fortalecer o sistema imune.
O tratamento a ser feito depende das causas da doença, mas os casos mais leves são tratados apenas com alterações na dieta. No entanto, nas situações de maior gravidade, podem ser necessários remédios para diminuir a inflamação, o colesterol, a glicemia e outros fatores que afetam o fígado.
Pode levar celular para o Enem 2021?
Qual o tipo de carne que serve para bife?
Qual o sistema agrícola mais comum no Brasil?
O que é software e hardware exemplos?
O que é um gerúndio em espanhol?
Qual a velocidade máxima de uma bros 125?
Quem tem pedra nos rins pode tomar diurético?
Qual o firewall mais utilizado?
Como abordar um cliente para fazer uma venda por telefone?
Que tipo de linguagem e geralmente empregada nas tirinhas?
Quais os níveis de divisão de modalidades esportivas?
Quanto tempo uma geladeira pode ficar sem energia?
Como ativar modo tablet no Chromebook?
Como calcular a gasolina para viagem?