Durante a noite, o mar fica mais quente do que a terra (já percebeu que de noite a água do mar fica quentinha?), o que faz o vento soprar da terra para o mar, gerando a brisa terrestre ou vento terral.
A brisa marítima é formada por ventos diurnos que sopram do mar para o continente. Ocorre devido à diferença de temperatura entre um e outro. ... “Como a pressão sobre o continente é mais elevada, os ventos se dirigem para o mar, que tem pressão mais baixa, formando a brisa terrestre”, acrescenta.
A brisa marítima geralmente ocorre entre o meio dia e o fim de tarde, horários nos quais a terra está mais aquecida (CARDOSO, 2009), enquanto que a brisa terrestre sopra entre a meia noite, e o início da manhã, período no qual a temperatura da água do mar está mais elevada do que a terra, devido ainda à diferença de ...
A formação das brisas litorâneas (marinha e terral) ocorre devido à diferença de pressão entre as áreas comparadas (terra e mar). ... Portanto, o aquecimento diferencial da superfície origina células de baixa pressão e alta pressão em diferentes lugares ao longo do dia, ocasionado uma mudança na direção dos ventos.
Brisa maritima: quando o ar frio que vem dos oceanos se desloca em direcao ao continente; Brisa continental: e o movimento contrario, e o deslocamento do ar frio do continente para o mar.
Brisa do vale – sopra de manhã do vale para a montanha (anabático) porque os cumes da montanha aquecem primeiro que o vale, formando-se nos cumes baixas pressões. Brisa marítima – vento que sopra de dia, do mar para terra.
Essa diferença nos sentidos das brisas marítimas está relacionada com as diferenças entre os calores específicos da água e da areia e com o fenômeno da convecção. Por que ocorrem as brisas? Durante o dia, o calor irradiado pelo Sol aumenta a temperatura da areia e da água.
Chama-se brisa uma circulação de ar ( vento) de fraca a moderada intensidade próxima à superfície. Tal circulação afeta uma camada rasa da atmosfera (até por volta de 200 metros de altitude) e os ventos locais associados são extremamente influenciados (na direção) por obstáculos naturais e (na intensidade) pela rugosidade da superfície.
Seguindo por esta linha de pensamento, a parte continental acaba virando uma área de baixa pressão (recebe ventos) e o mar de alta pressão (dispersa ventos). Logo, neste primeiro caso, temos a brisa marítima, pois durante o dia, a terra se aquece mais rapidamente e dispersa ventos para o continente. Já durante a noite, o que ocorre é o inverso.
Sendo assim, a pressão do ar é maior sobre a areia, e a brisa tem o sentido da praia para o mar. Repare na figura acima o sentido de deslocamento das massas de ar durante o dia para a praia e durante a noite para o mar.
Em que nível de felicidade o Riolu evolui?
Quais são as letras das notas musicais?
O que diz o Código Civil brasileiro sobre a água pluvial?
Pode tomar cetoprofeno junto com diclofenaco?
É possível impedir que minha visão piore?
Como saber se uma criança tem apraxia da fala?
Quais são os benefícios da limpeza hepática?
Qual a função dos mediadores de inflamação?
São exemplos de seres heterótrofos?
O que fazer para não passar mal na viagem?
Como calcular a capacidade do capacitor?
Como se preparar para o exame de curva glicêmica?
Quais são os requisitos para pagar meia no cinema?
Como eu faço pra dar positivo em um teste de gravidez?
Qual a importância da vigilância epidemiológica na prevenção de doenças?