Os nutrientes deslocam-se na solução do solo em direção às raízes, quer por movimento na massa de água que está a ser absorvida pelas plantas, processo designado por fluxo de massa, quer por difusão dos locais de maior para os de menor concentração.
No solo, os nutrientes podem se mover para as superfícies radiculares dissolvidos no fluxo em massa de água ou por difusão. No fluxo em massa, os nutrientes são carreados pela água que está se movendo do solo para a raiz.
As pequenas partículas formadas a partir da digestão (nutrientes) atravessam as paredes do intestino delgado e dos vasos sanguíneos e são transportados pelo sangue para todas as células do corpo humano. Portanto, o sistema circulatório é quem carrega esse nutriente para cada célula do corpo.
As pteridófitas são as primeiras plantas a apresentar tecidos especializados na condução de água e nutrientes. ... Existem vasos especializados em conduzir a água e os sais minerais, chamados de xilema (ou lenho), e outros que conduzem a seiva elaborada, o floema (ou líber).
A mobilidade de um nutriente na planta determina onde os sintomas de deficiência aparecem. Os nutrientes que são móveis na planta serão movidos para novas áreas de crescimento, portanto os sintomas de deficiência aparecerão primeiro nas folhas mais velhas.
Características. Como foi visto no início do artigo, essas plantas são avasculares, isto é, não apresentam vasos para o transporte da seiva. A seiva é um líquido que permite o transporte de água, nutrientes, oxigênio, dentre outras substâncias importantes para a planta.
Após a absorção, o nutriente é transportado pelo interior da planta, dando-se a esse processo o nome de translocação. O transporte pode ser feito com o nutriente estando ou não na mesma forma em que foi absorvido, indo de um órgão (ou região) a outro da planta, em geral, da raiz para as folhas.
Esse movimento é a favor da corrente transpiratória, via xilema, e, portanto, todos os nutrientes são considerados móveis quanto à translocação. Tabela 1. Formas absorvidas pelas plantas
A redistribuição ocorre através do floema, levando o nutriente das áreas de síntese (folhas) para as áreas de armazenamento/crescimento (frutos). É no movimento de redistribuição que ocorrem diferenças entre os nutrientes quanto à mobilidade, conforme mostra a Tabela 3, extraída de MALAVOLTA (1980). Tabela 3.
Quais as complicações da icterícia?
Qual a diferença entre xiitas e sunitas Wikipédia?
Por que nos sentimos culpados?
Como se calcula o intervalo interjornada?
Qual a dosagem ideal de vitamina B12?
Quais são as principais características do modernismo?
Quantos km por litro faz a XRE 300 2021?
Quais são os alimentos de origem animal?
Qual a diferença de vidro temperado e o normal?
Quais são os primeiros sinais de AVC?
Qual o melhor parque de Harry Potter?
Qual é o time de quadribol do Viktor Krum?
Qual a diferença do ácido fólico para o Metilfolato?
O que é necessário para se legalizar no Canadá?
O que aumenta a absorção de cálcio?
Quais são as características consideradas na classificação das plantas?