Quando há necessidade de energia a partir dos ácidos graxos, a mobilização da gordura inicia-se pela hidrólise de triacilglicerol dos adipócitos, formando ácidos graxos e glicerol. Primeiro a lipase sensível a hormônio promove a remoção do ácido graxo da posição 1 ou 3.
A regulação desses processos ocorre por meio de nutrientes e sinais aferentes dos tradicionais sistemas neurais e hormonais, e depende das necessidades energéticas do indivíduo (1). O sistema nervoso autônomo tem controle direto sobre o tecido adiposo através de seus componentes simpático e parassimpático.
É importante mencionar, ainda, que o efeito geral do glucagon é estimular a síntese e a liberação da glicose pelo fígado, além de induzir a mobilização dos ácidos graxos do tecido adiposo, para serem usados como combustível pelos tecidos (que não os cerebrais), no lugar da glicose.
Os adipócitos são células altamente especializadas que têm como função atuar no equilíbrio do fluxo energético corporal armazenando energia na forma de gordura (lipídeos) quando a ingestão de calorias é maior do que o seu consumo e, liberando energia (sob a forma de ácidos graxos) em períodos de baixa ingestão de ...
Os ácidos graxos são metabolizados dentro da mitocôndria. Os ácidos graxos de cadeia pequena (12 ou menos carbonos) entra livremente na mitocôndria. Os ácidos graxos com mais de 12 carbonos precisam ser transportados ativamente para dentro da mitocôndria associados à CoA e pela via da carnitina.
Os adipócitos são células altamente especializadas que têm como função atuar no equilíbrio do fluxo energético corporal armazenando energia na forma de gordura quando a ingestão de calorias é maior do que o seu consumo e, liberando energia (sob a forma de ácidos graxos) em períodos de baixa ingestão de calorias.
Dentre as principais adipocinas secretadas pelo tecido adiposo destacam -se: - Adiponectina: possui influência na sensibilização insulínica e propriedades anti- aterogênicas; - Angiotensinogênio: atua como percussor da angiotensina II, regulando a pressão sanguínea e influênciando na adiposidade;
Existem dois tipos de adipócitos maduros com morfologia, distribuição e fisiologias distintas, são eles os adipócitos unilocularese os multiloculares.
Seus adipócitos são preenchidos por uma gotícula única de lipídio contendo triglicerídios e seu núcleo se encontra na forma achatada e na periferia da célula. Quando isoladas, as células são esféricas; porém, quando se reúnem para formar o tecido adiposo, se tornam poliédricas devido à compressão recíproca.
Qual os animais que não são carnívoros?
Quais são os movimentos fundamentais?
O que acontece se não tirar a água do joelho?
Tinham como capital Cuzco que significa umbigo do mundo?
Quanto tempo dura o luto de um cachorro?
Quais são os produtos ecológicos?
O que é uma analogia exemplos?
Qual a diferença entre xilema e floema?
Quanto custa uma inseminação artificial em portugal?
Quem são os responsáveis por elaborar o PPRA e o PCMSO?