Alimentos orgânicos são produzidos de acordo com certos padrões. Para a agricultura alimentos orgânicos significam que os produtos foram cultivados sem uso de pesticidas convencionais, fertilizantes artificiais ou dejetos humanos, além de serem processados sem radiação ionizadora ou aditivos.
O produto orgânico deve ser cultivado em um ambiente que considere sustentabilidade social, ambiental e econômica e valorize a cultura das comunidades rurais. A agricultura orgânica não utiliza agrotóxicos, hormônios, drogas veterinárias, adubos químicos ou transgênicos em qualquer fase da produção.
Para produzir alimentos orgânicos o produtor deve fazer um plano de manejo orgânico, ou seja, um planejamento de ações, o que auxilia como manejar a produção e seguir o caminho para a sustentabilidade.
Significa não só que aquele alimento foi cultivado com fertilizantes naturais, sem agrotóxicos nocivos, mas também que a produção respeitou os direitos dos trabalhadores, não empregou menores e não agrediu o planeta.
7 motivos para consumir alimentos orgânicos
Onde comprar produtos orgânicos: uma seleção de lojas, feiras e supermercados
Atualmente, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) é o maior produtor de alimentos orgânicos no Brasil. Sua estrutura está dividida ao longo cem cooperativas, 96 agroindústrias e 1,9 mil associações.
Ou seja, a agricultura orgânica consiste em um processo de plantio o mais natural possível e livre de produtos sintéticos, como fertilizantes ou agrotóxicos. Para isso, são utilizados adubos orgânicos gerados pela compostagem, racionamento de água, entre outros métodos.
A agricultura orgânica é um modelo de produção caracterizado por não utilizar fertilizantes sintéticos, agrotóxicos, sementes modificadas, reguladores de crescimento animal e intensa mecanização das atividades, visando a reduzir os impactos ambientais, além de cultivar produtos alimentícios mais saudáveis.
E, nesse sentido, surge a produção orgânica de alimentos. Essa tem os olhos voltados para a qualidade do alimento produzido e para uma vida saudável. Acompanhe este conteúdo e conheça as principais diferenças entre alimentos orgânicos e inorgânicos, inclusive para microalgas! Boa leitura!
Além dos aspectos dos defensivos e fertilizantes químicos utilizados pela agricultura convencional, os alimentos orgânicos caracterizam-se ainda por não serem produzidos com o uso das chamadas sementes transgênicas, resultantes de manipulação genética.
Para a proteção de suas plantas cultivadas, a produção orgânica lança mão de técnicas, como, por exemplo: Inseticidas naturais: plantas, como o tabaco e flor de píretro, dentre muitas outras, são utilizadas para a produção de caldas inseticidas empregadas na lavoura orgânica.
O princípio da produção orgânica é o estabelecimento do equilíbrio da natureza utilizando métodos naturais de adubação e de controle de pragas.
Qual foi a primeira escultura do mundo?
O que precisa para cancelar a GBOEX?
Como acessar os dados do Caged?
Quando como passo mal o que pode ser?
O que estudar para trabalhar no cartório?
Como ver coordenadas geográficas em AutoCAD?
Como a água é aquecida no aquário?
Quanto tempo dura um compressor de ar condicionado automotivo?
Como voltar às atividades na educação infantil?
Quando utilizar o colar cervical?
Qual a data da morte de Leonardo da Vinci?
Como funciona o conector de fone de ouvido?
Como peticionar em causa própria?
Como calcular quantitativo de pintura?
Como trabalhar a dança na sala de aula?