Os seres unicelulares podem se reproduzir de 2 formas:Na reprodução assexuada são gerados indivíduos geneticamente idênticos a partir do processo de fissão binária. Já na reprodução sexuada há troca e/ou combinação de material genético.
A reprodução dos organismos multicelulares, assim como dos unicelulares, pode ser assexuada ou sexuada. Como exemplo de reprodução assexuada que ocorre em seres multicelulares, podemos citar a fragmentação, partenogênese, esporulação, multiplicação vegetativa, estrobilização e brotamento.
Um organismo é unicelular quando ele é formado por apenas uma célula. Assim são as bactérias e os protozoários. Essa única célula precisa então realizar todas as funções para que o ser unicelular possa viver.
A reprodução mais comum nas bactérias é assexuada por bipartição ou cissiparidade. Ocorre a duplicação do DNA bacteriano e uma posterior divisão em duas células. As bactérias multiplicam-se por este processo muito rapidamente quando dispõem de condições favoráveis (duplica em 20 minutos).
A partenogênese refere-se a um tipo de reprodução assexuada de animais em que o embrião se desenvolve de um óvulo sem ocorrência da fecundação. ... Os machos das abelhas, vespas e formigas surgem pela partenogênese de óvulos não fecundados, portanto são haplóides, enquanto as fêmeas são diplóides.
Os seres pluricelulares ou multicelulares são organismos formados por conjuntos de células semelhantes e interdependentes, que desempenham uma ou mais funções.
Os seres unicelulares crescem por aumento do tamanho das células, já os multicelulares crescem principalmente por aumento no número das células. O desenvolvimento é resultado da ação conjunta do crescimento e da diferenciação celular.
Os principais grupos de organismos unicelulares são as bactérias, a archaea, os protozoários, as algas e os fungos unicelulares.
Os seres unicelulares são seres vivos que possuem uma única célula. São os seres vivos mais simples de nosso planeta. Como principais exemplos podemos citar as bactérias, protozoários e alguns tipos de fungos e algas.
Entretanto, vale destacar que algumas espécies não apresentam tecidos verdadeiros e que as células apresentam relativa independência, como é o caso dos poríferos. A reprodução dos organismos multicelulares, assim como dos unicelulares, pode ser assexuada ou sexuada.
Eles serão diferentes apenas se sofrerem alguma alteração em seu material genético, como uma mutação. Esse tipo de reprodução é predominante nos seres unicelulares, como arqueas, bactérias e protozoários, nos quais a célula é o próprio indivíduo.
Os organismos unicelulares podem viver como células solitárias ou compor colônias. Porém, neste último, cada uma das células funciona como um organismo individual capaz de realizar suas próprias funções metabólicas, não havendo especialização de funções.
Como exemplo de seres unicelulares que se reproduzem dessa forma, podemos citar as bactérias. Já como exemplo de seres multicelulares, podemos citar as abelhas, que dão origem aos zangões por processos de partenogênese. Leia também: Características gerais dos seres vivos Tipos de reprodução assexuada
Como preencher o formulário de inscrição do MEI?
Quando será a prova do concurso do Banco do Brasil 2021?
Como me inscrever no Pronatec 2021?
Como ver o local da prova do SSA 2021?
Como me inscrever no Quero Bolsa 2021?
Como saber se eu sou uma pessoa misteriosa?
Quais as características de quem é da Corvinal?
Como se inscrever nas vagas remanescentes do Fies?
Como saber se é viciado em chocolate?
Porque minhas plantas estão morrendo?
Como determinar se os planos são paralelos?
Como saber o que seu namorado faz no Instagram?
Como saber se sou intermediário?
Como saber se sua coluna está certa?
Como faço para descobrir minha habilidade?