A isquemia acontece com a obstrução das artérias, determinando, de forma significativa, uma redução no fluxo de sangue e de oxigênio em alguma região do corpo.
Como muitos problemas cardÃacos, a doença isquêmica pode ocorrer devido a fatores de risco. São eles: diabetes, obesidade, sedentarismo, tabagismo, colesterol alto, pressão alta (hipertensão) e má alimentação. Outro fator é a morte de um dos pais do paciente por problemas cardÃacos.
Os sintomas da isquemia cerebral podem durar desde segundos até perÃodos mais longos e podem ser:
A isquemia leva à falência energética da célula muscular, à rea- ção inflamatória e a alterações bioquÃmicas. Essas lesões são agravadas pela reperfusão, que desencadeia grande produção de radicais livres do oxigênio e ativação de neutrófilos, que acentuam as lesões locais e sistêmicas.
Isquemia é a perda do suprimento sanguÃneo por redução do fluxo arterial de um tecido, em que há comprometimento da oferta de substratos metabólicos, incluindo a glicose (COTRAN et al., 2000).
Isquemia é o termo médico que designa a presença de um fluxo de sangue e oxigénio inadequado a uma parte especÃfica do organismo. Pode ocorrer em qualquer local, como o coração, cérebro, membros, intestinos, olhos e resulta, habitualmente, de um estreitamento ou bloqueio das artérias que alimentam a área afetada.
A isquemia cardÃaca ou isquemia do miocárdio é caracterizada pela diminuição da passagem de sangue pelas artérias coronárias, que são os vasos que levam sangue ao coração.
– Obstrução da luz vascular, que é a causa mais frequente de isquemia. Chamados também de causas Angiomecânicas e AngioespastÃcas. IntrÃnsecas: Obstrução pelo lado de dentro do vaso (trombo, aterosclerose), e ExtrÃnseca: obstrução ou compressão pelo lado de fora do vaso (edema, tumores, hematomas).
Se a isquemia for súbita, a dor é mais intensa, os pulsos não são palpáveis, o membro fica frio e pálido, ocorrendo fraqueza e perda de sensibilidade. É obrigatória a procura de cuidados médicos imediatos.
A isquemia em uma parte do cérebro leva ao acidente vascular cerebral (AVC), conhecido como "trombose" (embora nem sempre seja causada por trombos, pode ser também por estenose (estreitamento e/ou bloqueio de uma artéria). Nos membros pode causar gangrena e necessitar amputação.
Todos os nossos órgãos têm artérias responsáveis por transportar o sangue, que irriga e nutre todas as partes do nosso corpo. Quando algum dos órgãos não está recebendo sangue suficiente para levar nutrientes a ele, acontece a isquemia. A isquemia pode ocorrer no coração, nos rins ou em qualquer outro órgão.
Como faço para digitar primeiro?
Quando começou as redes sociais no Brasil?
Quais as maiores empresas de telefonia do Brasil?
O que é o desenvolvimento motor?
O que causa as estações do ano?
Como pegamos o verme do amarelão?
O que é atividade financeira?
Quais são as palavras concretas?
O que é o sistema planetário?
Como saber se o cachorro está com dermatite?
Como alterar a cor dos Ãcones no Windows 10?
O que foi a revolução neolÃtica?