Filtração: consiste na remoção, através da passagem da água por filtros de areia, das partículas em suspensão que não ficaram retidas nos decantadores. Desinfecção: eliminação dos microorganismos patogênicos presentes na água em tratamento, através da adição de um agente desinfetante, normalmente cloro e derivados.
Pós-alcalinização – Realização da última correção do pH da água que visa evitar a corrosão das tubulações. Desinfecção – Nessa etapa é usado cloro ou ozônio para eliminar as bactérias e vírus contidos na água. Fluoretação – Aplicação de flúor para ajudar a prevenir a formação de cárie dentária.
A filtração visa eliminar todas as partículas coloidais na água. É o último passo na remoção do material suspenso. Se a sedimentação, que é a fase de tratamento anterior, conseguir eliminar a maior quantidade de partículas de turbidez, a filtração será beneficiada substancialmente.
A decantação é um método utilizado para separar os componentes de misturas heterogêneas com as seguintes características: Formadas por um líquido e um sólido que não está dissolvido. Exemplos: água barrenta, água e areia.
A água captada de rios ou represas vem com folhas, peixes, lodo e muitas bactérias. Para chegar às casas limpa e sem cheiro, ela passa cerca de três horas dentro de uma estação de tratamento (ETA), o que inclui fases de decantação da sujeira, filtragem e adição de cloro e flúor, entre outras etapas.
Entenda as 08 etapas do tratamento de água
5. Filtração: Consiste em passar a água através de substancias porosas (areia, seixo e antracito), capazes de reter os flocos que passam sem decantar-se, ou outras impurezas.
Para compreendermos como se processa uma filtração, vamos utilizar como exemplo uma mistura composta por água e areia. Normalmente há as seguintes etapas: Etapa 1: com o auxílio da baqueta, despejamos a mistura sobre o papel de filtro posicionado no interior do funil de vidro;
Especialmente se você tem uma piscina coletiva, numa academia, num clube ou numa clínica, não menospreze a importância da filtração da água pois ela pode ser determinante para a manutenção da qualidade e da cristalinidade da água da sua piscina! Se tiver alguma dúvida, deixe aí pra gente através do campo de comentários ou fale conosco diretamente.
De maneira geral, um filtro precisa ser capaz de remover impurezas indesejadas da água, como sedimentos, gosto, odor e bactérias. Nos mais comuns, que funcionam sem eletricidade, a água passa por um filtro de sedimentos que retém partículas da água encanada. Esse filtro pode usar materiais como quartzo e areia para essa função.
A maioria dos filtros utilizados no tratamento da água usam o mesmo mecanismo de operação. O tanque (concreto, com uma superfície de m²). Um fundo falso de concreto ou material plástico, onde são colocados bicos ou orifícios de drenagem e injeção de água de lavagem.
Quem julga processo de segunda instância?
Quais são as palavras que não tem plural?
Quando devo me preocupar com as fezes?
Como fazer uma retificação de registro?
Quando uma empresa ultrapassa o limite do Simples?
Como saber se tenho dívidas no meu CPF?
Quais as famílias lógicas mais conhecidas?
Quem determina o grau de insalubridade?
Quantos dias por semana os vereadores trabalham?
Como se jogar truco em três pessoas?
Qual comprimido bom para furúnculo?
Quais são as vantagens da terceirização de serviços?
Quando é cabível o agravo regimental?
Quem saiu do chefe do sabor ontem?
Para que é indicado levofloxacino 500mg?
Quais medicamentos podem ser dispensados para 180 dias?