O engasgo é uma manifestação do organismo para expelir alimento ou objeto que toma um “caminho errado”, durante a deglutição (ato de engolir). Na parte superior da laringe localiza-se a epiglote, uma estrutura composta de tecido cartilaginoso, localizada atrás da língua.
“O engasgo acontece quando o material deglutido, ao invés de seguir seu caminho natural entrando pela boca, passando pelo esôfago e chegando ao estômago, acaba caindo no trato respiratório e obstrui a passagem de ar”, explica o pneumologista Rodrigo Athanazio.
- Tosse; - Restrição para falar; - Respiração ruidosa (estridor); - Chiado.
A epiglote fica aberta para a passagem do ar até os pulmões, porém quando engolimos algo a epiglote fecha para impedir a entrada de alimentos pelo canal errado. Dessa forma, quando a epiglote falha por qualquer motivo, o alimento ou o líquido é extraviado e segue pela laringe impedindo o ar de chegar até os pulmões.
O engasgo pode ser bastante perigoso se a vítima não for rapidamente socorrida, pois a falta de ar pode causar a morte. Por esse fato é importante que a pessoa engasgada tussa para expelir o alimento que bloqueia a epiglote.
Passar por isso vez ou outra não é algo preocupante e pode ser um problema causado pela falta de mastigação ou pela ingestão de ar. O engasgo constante, contudo, pode ser um sintoma de problemas gastrointestinais, pneumológicos ou mesmo neurológicos.
O que pode causar engasgamento frequente O engasgamento frequente, com saliva ou até mesmo com a água, é uma condição conhecida como disfagia, que acontece quando surge relaxamento, enfraquecimento e descoordenação dos músculos utilizados para engolir.
De acordo com o médico do Samu, em situações de engasgo, uma pessoa não pode ficar mais do que quatro minutos engasgada.
Esse fenômeno, em parte voluntário e em parte reflexo, na maioria das vezes funciona plenamente bem, embora dependa de delicadas, complexas e bem coordenadas operações. . Logo em seguida, a epiglote . Na respiração, ao inverso, a epiglote Quais são as causas do engasgo? .
Quais são as principais características clínicas do engasgo? e sufocamento. de que o engasgo está impedindo a passagem de ar, o que pode fazer com que uma pessoa tenha uma parada respiratória, um desmaio ou levar a situações ainda mais graves.
Ou seja, o ato de engasgar significa que a epiglote falhou no seu papel. Então o alimento ou líquido passa pela laringe ao invés da faringe, impedindo o ar de chegar ao pulmão. Surpreendentemente, não é porque a comida desceu errado que as pessoas engasgam, mas isso faz parte do processo.
O engasgo pode ser bastante perigoso se a vítima não for rapidamente socorrida, pois a falta de ar pode causar a morte. Por esse fato é importante que a pessoa engasgada tussa para expelir o alimento que bloqueia a epiglote. Caso a pessoa não consiga, pode-se aplicar a Manobra de Heimlich que é o melhor método para desobstruir as vias aéreas.
Quem é o autor do livro A Arte da Guerra?
Quais os nomes dos dialetos do ramo linguístico indo europeu?
Quanto tempo demora para passar o efeito do contraste?
Quais as cores de inverno frio?
Quais são os advérbios de lugar?
O que pode ser alegado em execução?
Quais os chocolates mais indicados para os diabéticos?
Qual a fortuna de Walter Faria?
Como fazer um parágrafo de desenvolvimento?
Qual o melhor horário para tomar remédio de pressão de manhã ou à noite?
Quais os tipos de sondas e os cuidados de enfermagem?
O que é bom para limpar cerâmica encardida?
Quantos km por litro faz o Onix 1.0 2014 gasolina?
Qual o objetivo do jogo batimento?
Quais foram as consequências da segunda fase da Revolução Industrial?