O engasgo é uma manifestação do organismo para expelir alimento ou objeto que toma um “caminho errado”, durante a deglutição (ato de engolir). Na parte superior da laringe localiza-se a epiglote, uma estrutura composta de tecido cartilaginoso, localizada atrás da língua.
“O engasgo acontece quando o material deglutido, ao invés de seguir seu caminho natural entrando pela boca, passando pelo esôfago e chegando ao estômago, acaba caindo no trato respiratório e obstrui a passagem de ar”, explica o pneumologista Rodrigo Athanazio.
- Tosse; - Restrição para falar; - Respiração ruidosa (estridor); - Chiado.
A epiglote fica aberta para a passagem do ar até os pulmões, porém quando engolimos algo a epiglote fecha para impedir a entrada de alimentos pelo canal errado. Dessa forma, quando a epiglote falha por qualquer motivo, o alimento ou o líquido é extraviado e segue pela laringe impedindo o ar de chegar até os pulmões.
O engasgo pode ser bastante perigoso se a vítima não for rapidamente socorrida, pois a falta de ar pode causar a morte. Por esse fato é importante que a pessoa engasgada tussa para expelir o alimento que bloqueia a epiglote.
Passar por isso vez ou outra não é algo preocupante e pode ser um problema causado pela falta de mastigação ou pela ingestão de ar. O engasgo constante, contudo, pode ser um sintoma de problemas gastrointestinais, pneumológicos ou mesmo neurológicos.
O que pode causar engasgamento frequente O engasgamento frequente, com saliva ou até mesmo com a água, é uma condição conhecida como disfagia, que acontece quando surge relaxamento, enfraquecimento e descoordenação dos músculos utilizados para engolir.
De acordo com o médico do Samu, em situações de engasgo, uma pessoa não pode ficar mais do que quatro minutos engasgada.
Esse fenômeno, em parte voluntário e em parte reflexo, na maioria das vezes funciona plenamente bem, embora dependa de delicadas, complexas e bem coordenadas operações. . Logo em seguida, a epiglote . Na respiração, ao inverso, a epiglote Quais são as causas do engasgo? .
Quais são as principais características clínicas do engasgo? e sufocamento. de que o engasgo está impedindo a passagem de ar, o que pode fazer com que uma pessoa tenha uma parada respiratória, um desmaio ou levar a situações ainda mais graves.
Ou seja, o ato de engasgar significa que a epiglote falhou no seu papel. Então o alimento ou líquido passa pela laringe ao invés da faringe, impedindo o ar de chegar ao pulmão. Surpreendentemente, não é porque a comida desceu errado que as pessoas engasgam, mas isso faz parte do processo.
O engasgo pode ser bastante perigoso se a vítima não for rapidamente socorrida, pois a falta de ar pode causar a morte. Por esse fato é importante que a pessoa engasgada tussa para expelir o alimento que bloqueia a epiglote. Caso a pessoa não consiga, pode-se aplicar a Manobra de Heimlich que é o melhor método para desobstruir as vias aéreas.
Como chama a pessoa que presta atenção em tudo?
O que significa a água na Umbanda?
Como se chama pessoa desconfiada?
Como imprimir notas Google Classroom?
O que é uma pessoa que tem dentes grandes?
Como se chama uma pessoa que faz o que quer?
O que é quando a pessoa se irrita com facilidade?
Como se chama quem tem várias profissões?
Quais características da arte renascentista podemos encontrar na obra David de Michelangelo?
Como se faz uma colmeia de abelha?
Como achar as coisas no Minecraft?
Como fazer uma descrição pessoal para universidade?
O que quer dizer uma carta formal?
Qual a nacionalidade das pessoas que moram na Espanha?
O que é uma avaliação diagnóstica dê exemplos?
Por que a praia de Bombinhas tem esse nome?