Após exposição à radiação UV surge uma pigmentação melânica não permanente, a que chamamos de bronzeamento, que tem função fundamental de proteção da pele. O bronzeamento é considerado uma resposta de defesa da pele contra a exposição solar, que visa aumentar a quantidade do nosso fotoprotetor natural, a melanina.
O bronzeamento artificial nada mais é do que escurecer o tom natural da pele por meio de produtos específicos que contém DHA — um tipo de açúcar que reage com a queratina da epiderme, resultando numa substância de cor acastanhada.
Tal evento é, na verdade, uma defesa natural do organismo à alta incidência solar, provocando maior produção de melanina: pigmento natural da pele, responsável pelo bloqueio das radiações ultravioleta em tal região. Assim, quanto maior a exposição ao Sol, maior a quantidade de melanina produzida – e maior o bronzeado.
Sendo assim, nosso corpo desenvolveu um mecanismo por meio do qual uma substância presente na pele chamada melanina se oxida ao entrar em contato prolongado com a radiação solar. Isso evita os danos causados pela radiação e dá à pele a coloração mais escura, popularmente conhecida como bronzeado.
"É uma hora em que a pele precisa restaurar a hidratação. Cerca de 21 dias é o tempo de renovação da pele mas, claro, varia de pessoa para pessoa, da idade e do grau da exposição solar", explica a dermatologista Mariana Marteleto.
"A pele, quando recebe os raios UV, no intuito de se defender contra eles, estimula os melanócitos a produzir melanina (responsável pelo pigmento da pele). Por conta disso, nenhum bronzeado é considerado saudável, pois ele está relacionado ao processo inflamatório da pele e a defesa dela".
Se você ainda não conhece o meu curso de bronzeamento natural, clique aqui e se junte a mais de 500 alunas! Como funciona o processo de bronzeamento da pele? Imaginando de uma maneira bem simples, o bronzeado nada mais é que uma reação do nosso organismo para proteger a nossa pele da radiação ultravioleta que vem do sol.
A cor do bronzeado inicia após três horas da aplicação do produto e se intensifica até a sétima hora. O produto atuará na pele durante as sete horas após a aplicação, por isso é fundamental não interferir na reação, evitando atividades que gerem suor e banhos de chuveiro, mar ou piscina, que removem o produto da pele, interrompendo a reação.
Também conhecido como bronzeamento a vapor, é um método considerado rápido, onde a sua utilização é feita através da aplicação do produto na pele com uma pistola ligada a um compressor. Ele tem como componente o dihidroxiacetona (DHA), que interage com a pele para transformá-lo em bronze. O efeito de pele bronzeada pode durar em média uma semana.
Um dos métodos de bronzeamento artificial mais conhecido é a câmara, ela começou a ser usada na Europa e nos Estados Unidos, pois em períodos de inverno as pessoas queriam permanecer bronzeadas. As câmaras passaram a ser utilizadas depois disso em vários países.
Como tirar o cloro da água para colocar peixes?
Como funciona o freio de lona?
Como ativar contador de mensagens do WhatsApp?
O que fazer para prevenir as doenças causadas por agrotóxicos?
Como emitir comprovante da Carteira de Trabalho Digital?
Como é a forma de alimentação das euglenas?
Como Sacar dinheiro que o governo liberou?
Como se originou a crise de 29 e quais foram seus efeitos na sociedade estadunidense?
Qual a taxa de financiamento imobiliário do Santander?
Como adicionar dinheiro na Steam 2020?
Como colocar frete grátis no Shopee Vendedor?
Como se fala Rodrigo em espanhol?
Como funciona o escalonamento de processos?