Resumidamente, o fechamento fisiológico do ducto ocorre imediatamente após o nascimento devido ao aumento da pressão na aorta, a diminuição da pressão na artéria pulmonar e conseqüentemente a interrupção do fluxo da direita para a esquerda pelo ducto, estimulando a oclusão anatômica que ocorre dentro de 48 horas a um ...
O sangue da mãe entra no feto através da veia do cordão umbilical. Ele vai para o fígado e se divide em três ramos. O sangue, então, chega à veia cava inferior, veia principal ligada ao coração.
São elas: ducto venoso, forame oval e canal arterial. Eles são responsáveis por executarem shunts – desvios de sangue – conforme suas localizações no sistema. A circulação fetal se inicia com o sangue vindo da placenta materna, que passa para o feto por meio da veia umbilical.
O ducto arterioso é uma conexão normal entre a artéria pulmonar e a aorta necessária para a circulação fetal apropriada. Ao nascimento, a elevação da Pao2 e o declínio na concentração da prostaglandina causam o fechamento do ducto arterioso quase sempre nas primeiras 10 a 15 h de vida.
A hematose é um fenômeno da respiração pulmonar que ocorre no interior dos alvéolos pulmonares e consiste na troca do sangue venoso (rico em gás carbônico) em sangue arterial (rico em oxigênio).
O sangue da mãe não pode entrar em contato com o sangue do feto. Por isso a placenta apresenta uma estrutura em que as vilosidades por onde passam o sangue fetal ficam imersas nos seios sangüíneos da mãe. A troca de gases é feita através dos capilares.
Circulação neonatal de transição (Figura 2): após o nascimento o ducto arterial, o ducto venoso, o forame oval e os vasos umbilicais não são mais necessários. Dessa forma, ocorre o fechamento do forame oval e o ducto venoso e arterial se contraem.
Terminada a transição da vida fetal para a extrauterina, o neonato estará respirando e utilizando seus pulmões para captação de oxigênio. A adequada oxigenação e a distensão gasosa pulmonar são agora o principal estímulo para o relaxamento da vasculatura pulmonar (Mattos, 1997; Crissiuma et al., 2005; Rodrigues, 2008).
O forame oval é um pequeno orifício localizado no septo interatrial. O forame oval patente influência a circulação sanguínea, se o orifício é grande o suficiente pode causar vários sintomas. Circulação Fetal
As complicações são raras em bebês e crianças. O forame oval patente pode ser identificado com um ecocardiograma. Em alguns casos, o paciente tem que tossir ou realizar a manobra de Valsalva para aumentar a pressão no átrio direito.
O fechamento anatômico ocorre no 3º mês e resulta da adesão do septum primum na margem esquerda do septum secundum, assim, o septum primum forma o assoalho da fossa oval (Figuras 3 e 4). Bibliografia Consultada: Moore KL, Persaud TVN.
A porção intra-abdominal da veia umbilical se torna o ligamento redondo do fígado. O ducto venoso se transforma no ligamento venoso. O forame oval normalmente se fecha ao nascimento. O fechamento anatômico ocorre no 3º mês e resulta da adesão do septum primum na margem esquerda do septum secundum, ...
O que o enfermeiro pode delegar ao técnico?
O que acontece se o cachorro comer pão?
Quando devo realizar a evolução de enfermagem?
Como por mais memoria virtual?
Quanto tempo o benefício do INSS fica disponível no banco?
Qual é o mais importante dos direitos humanos?
Como fazer para o fio do carregador durar mais?
Como atrair alunos para escola particular?
Como se faz um desenvolvimento?
Quanto tempo depois da anestesia posso levantar?
Quantos tipos de payback existem?
Quanto tempo leva para uma pessoa morrer de hemorragia interna?
Quais os benefícios dos exercícios abdominais?