O envelhecimento resulta na diminuição da espessura da derme e da epiderme. Também pode haver perda da camada de gordura subjacente. A redução no volume e na eficácia em geral de todas as três camadas da pele resulta em uma série de alterações.
O envelhecimento cutâneo pode ser intrínseco ou cronológico, aquele que surge com a idade influenciado por fatores genéticos, ou extrínseco ou actínico aquele que surge influenciado por fatores externos tal como o tabaco, poluição, hábitos de vida e predominantemente, a radiação solar (fotoenvelhecimento).
6 sinais de envelhecimento precoce
O idoso apresenta pele mais seca e flácida, e essas alterações são decorrentes da diminuição da atividade celular. Dessa forma, as fibras de colágeno responsáveis por manter a pele suave e firme ficam mais debilitadas.
A partir dos 30 anos, é comum notar que a pele do rosto já não é mais tão viçosa. É nessa idade que o envelhecimento precoce começa a dar os primeiros sinais e a firmeza da derme costuma variar de pessoa para pessoa.
Aos 20 anos: é nessa idade que, fisiologicamente, temos o primeiro processo de envelhecimento, com declínio da produção natural de antioxidantes. Aos 30 anos: o metabolismo do corpo começa a abrandar e isso afeta a bioenergia das células da pele, que alimenta a criação de colágeno e ativa processos de reparação.
O tipo de rosto, quando associado a um corte errado de cabelo, cor e textura erradas de base e excesso de blush deixa, com toda certeza do mundo, qualquer pessoa com aspecto envelhecido.
Quer os factores internos, como o tipo de alimentação e a própria genética, quer os externos, como o stress, têm uma influência muito vincada em todo este processo de envelhecimento da pele. É importante compreender de que forma é que estes factores afetam a sua pele, para que possa escolher formas de prevenção e tratamento eficazes.
A raça e o tipo de pele com a qual nascemos também determinam, em parte, o envelhecimento. Por exemplo, a pele clara e sensível tende a desenvolver rugas mais cedo. Por outro lado, os asiáticos tendem a mostrar um tom pouco uniforme e menos rugas. Além disso, a pele seca, que mencionamos anteriormente, também é influenciada pela genética.
Por que a pele envelhece? O envelhecimento da pele ocorre por diferentes razões. Com o tempo, a pele produz menos proteína, como o colágeno, que é o que lhe permite desempenhar adequadamente sua função. Existem inúmeros fatores que influenciam isso; alguns são evitáveis e controláveis.
De acordo com o especialista, o envelhecimento cutâneo se dá através da ação conjunta de fatores endógenos e exógenos. As influências variam desde a ação dos raios ultravioleta emitidos pelo sol até a ação hormonal que se altera com o passar dos anos. Confira as principais causas:
Como é a arte quando se pensa em cultura de rua?
Como fazer a demonstração do resultado abrangente?
Como realizar a análise de concorrência de negócios digitais?
Como fazer seu próprio transferidor?
Como se fazer um texto publicitário?
Como fazer uma amostragem estratificada?
O que é patinagem em tratores agrícolas?
Como se faz a análise de um livro?
Como é feita a avaliação de diagnóstico do Transtorno de Déficit de atenção hiperatividade?
Como jogar com amigos no The Division?
O que fazer quando o flash da câmera do WhatsApp não funciona?
Como faço para trabalhar no mercado digital?
Como se faz um catavento de papel?
Para que serve a contagem dos traços do Teste Palográfico?